A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que determina a reserva vagas em estacionamentos para gestantes a partir do sexto mês de gravidez, mulheres no puerpério (até 30 dias após o parto) e adultos com crianças de até um ano e meio.
A proposta reserva, no mínimo, 2% do total de vagas do estacionamento, público ou privado, para essas pessoas.
Para fazer uso do direito, os veículos devem exibir credencial fornecida pelos órgãos de trânsito.
Parecer favorável
A comissão aprovou o parecer da relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), ao Projeto de Lei 3275/15 , do Senado Federal. Ela recomendou a adoção do texto aprovado anteriormente na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família , que, em sua opinião, é "mais completo e atualizado".
"Ao alterar o Código de Trânsito Brasileiro , o Congresso presta um grande serviço na ampliação dos cuidados e atenções que todas as mulheres merecem, sobretudo quando estão na fase gestacional ou cuidando da saúde e da sociabilidade de uma criança", justificou a relatora.
A proposta altera ainda a Lei 10.048/00 , sobre regras de acessibilidade, para incluir as novas categorias.
Próximos passos
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Mín. 19° Máx. 24°