Destakinews Publicidade 728x90
16/04/2019 às 14h40min - Atualizada em 16/04/2019 às 14h40min

Sarah Menezes se diz feliz com 1º ano no judô do Flamengo e sonha com vaga na Olimpíada: "Desafio"

Em 2019, a piauiense mudou de categoria pela terceira vez em três anos, saindo do -48kg para o -52kg: "Está sendo um ano muito competitivo, é o ano que tem que estar no pódio, conquistar a vaga olímpica"

A judoca Sarah Menezes, campeã olímpica em Londres 2012, foi contratada pelo Flamengo no dia 2 de março de 2018. De lá para cá, foi tempo de adaptação, não só ao Rio de Janeiro e ao dia a dia do Rubro-Negro, mas também à uma mudança de categoria.
Com dificuldades no -48kg, Sarinha seguiu para o -52kg e decidiu que esse será o peso onde buscará sua vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Após um ano defendendo as cores do time da Gávea, ela fez um balanço da vida na Cidade Maravilhosa, de sua preparação, participação em torneios, entre outros, e projetou a corrida olímpica.
- Meu principal desafio é estar no pódio em todas as competições que for convocada, ranquear para os Jogos Olímpicos e ir para a Olimpíada 2020 - comentou.
Sarah escreveu seu nome na história da arte marcial ao se tornar a primeira mulher a conquistar o ouro olímpico no judô, pelo Brasil, nas Olimpíadas de Londres. Além da inédita conquista feminina, ela quebrou um jejum de 20 anos sem títulos da modalidade nos Jogos Olímpicos.
No Rio, em 2016, a judoca não obteve o mesmo êxito, terminando sem medalha ao cair na repescagem do torneio, sofrendo uma luxação no cotovelo na luta por causa de uma chave de braço. Por isso, ela quer chegar em Tóquio 2020, para reviver a glória de 2012.
- Tive uma boa sensação assim que cheguei, assim que tive o conhecimento de onde ia ficar, onde ia morar, onde teria minha rotina. Com o tempo fui adquirindo essa confiança e esse liberdade, a motivação. 2019 para mim está sendo um ano muito competitivo, é o ano que tem que estar no pódio, conquistar a vaga olímpica e, para isso, preciso de resultado. Estar no pódio é obrigação - relatou Sarah Menezes.
No único Grand Prix disputado por ela em 2019, em Antalya, na Turquia, Sarah ficou em quinto lugar. Em 2018, ficou em terceiro em Antalya e em Tbilisi, na Geórgia, e ainda acumulou um quinto no GP de Cancun, no México. Sarinha enfrenta a concorrência de Eleudis Valentim e Larissa Pimenta. No início de 2019, a atleta mudou de peso pela terceira vez nos últimos três anos, saindo do -48kg para o -52kg.
- Posso resumir que foi um ano muito positivo para mim, foi maravilhoso, tive uma boa interação com a equipe, os companheiros de treino, uma facilidade muito grande e abertura muito rápida e também com as demais funções do clube: nutricionista, psicólogo, parte do CUIDAR (Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento de Atleta de Rendimento), médicos, fisioterapeutas, preparador físico... Tive uma interação muito boa. Me senti bem, me senti realmente em casa. Estou muito feliz e motivada.
Sarah falou um pouco sobre a rotina:
- O Flamengo me ajuda me dando todo suporte de treinamento, venho duas vezes por semana fazer preparação física, marco nutrição e psicólogo na parte da manhã ou à tarde, à tarde faço meu treino físico na segunda, quarta e sexta, e todos os dias de segunda à sexta faço os treinos de judô de 18h às 20h30, 21h, duas horas, duas horas e meia - disse a atleta, que revelou que costuma ir ao Maracanã ver os jogos do time de futebol rubro-negro e, recentemente, recebeu o meia Éverton Ribeiro, que lutava judô, no tatame.
- Eu tenho hábito de pegar ingresso no clube sempre que tem jogo, final de semana, porque dia de semana fica muito tarde. A gente vai, se diverte, assiste. É muito bacana. Todas (as músicas) são muito marcantes, porque as pessoas vibram muito, é coisa de outro mundo, todas têm muita vibração. Eu sou a pessoa mais calma da face da terra, não canto nada, não tenho esse hábito de vibrar, de gritar, não consigo nem explicar (risos). Mas é um sentimento prazeroso - concluiu.
A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) anunciou recentemente, na concentração da seleção em Pindamonhangaba (SP), a lista dos atletas convocados para o Campeonato Pan-Americano, que acontecerá em Lima, Peru, no período de 26 a 28 de abril, e para o Grand Slam de Baku, no Azerbaijão, entre 10 e 12 de maio. A campeã olímpica Sarah Menezes está na lista do Pan.
Essas são as duas competições que definirão os classificados para o Campeonato Mundial, em Tóquio, no período de 25 de agosto a 1 de setembro. A outra convocada na categoria, Larissa Pimenta, de 20 anos, vive ótima fase. Ela vem cinco medalhas no Circuito Mundial e tem 610 pontos no ranking olímpico. A campeã olímpica, por sua vez, soma 131. Se vencer o Pan de judô, Sarah somará mais 700 e se manterá na briga para ir ao Mundial.
Além de Sarah, a equipe do Pan-Americano será formada por Nathália Brígida (48kg), Larissa Pimenta (52kg), Rafaela Silva (57kg), Aléxia Castilhos (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Beatriz Souza (+78kg), Eric Takabatake (60kg), Daniel Cargnin (66kg), David Lima (73kg), Lincoln Neves (73kg), Eduardo Yudy Santos (81kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), David Moura (+100kg) e Rafael Silva, o Baby (+100kg).
 
Fonte: Globo Esporte
Link
Comentários »
Destakinews Publicidade 1200x90