Destakinews Publicidade 728x90
04/04/2019 às 08h12min - Atualizada em 06/04/2019 às 08h12min

Chapadão do Céu adere a iniciativa Busca Ativa Escolar

A intenção é identificar, registrar, (re)matricular e acompanhar crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que estejam fora da escola

Através da Secretaria de Educação, Chapadão do Céu aderiu à estratégia de Busca Ativa Escolar, promovida pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). A Busca Ativa Escolar é uma forma de sair a campo para encontrar todas as crianças e adolescentes na idade de 4 a 17 anos que estejam fora da escola e (re)matriculá-los. Todos os casos suspeitos são informados na plataforma do Busca Ativa Escolar e acompanhados por servidores municipais cadastrados na plataforma para verificação dos casos e tomadas de providências para (re)matrícula.
O trabalho de Busca Ativa Escolar é desenvolvido de forma intersetorial. Em Chapadão do Céu, a Secretaria de Educação conta com a parceria da Secretaria de Saúde e de Assistência Social. Com essa medida, o município visa cumprir metas da educação estabelecidas na legislação vigente, inclusive metas do próprio Plano Municipal de Educação, entre as quais cita-se o atendimento escolar a todas as crianças e adolescentes na idade de 4 a 17 anos.

O fluxo da Busca Ativa Escolar funciona da seguinte maneira:
 
1.A plataforma mobiliza a rede de profissionais do setor público que atua em campo (assistentes sociais, agentes de saúde e de endemias, conselheiros tutelares e outros servidores). Esses profissionais identificam as crianças fora da escola e o possível motivo por que isso acontece, e registram esses alertas no sistema por meio de SMS, aplicativo ou da interface web.
2.Cada caso é atribuído a um técnico, que vai a campo e faz uma pesquisa aprofundada sobre a criança e sua família.
3.As informações coletadas são encaminhadas a grupos solucionadores – que atuam para resolver o problema que impede a criança de ir à escola – para que a criança seja (re)matriculada.
4.Ela será acompanhada durante o ano letivo, para garantir sua permanência na sala de aula.
 
Fonte: Prefeitura de Chapadão do Céu - GO
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destakinews Publicidade 1200x90