29/11/2023 às 09h22min - Atualizada em 29/11/2023 às 09h22min
Estudante viraliza na web ao voltar na escola após 2 meses de sessões de quimioterapia e receber festa surpresa: 'Foi muito emocionante'
Isadora Honorato, de 15 anos, descobriu um câncer raro no ovário após sentir um inchaço na barriga. Além das festa, colegas, amigos, professores e diretoria do colégio receberam a aluna com palmas.
g1/goias
A estudante Isadora Honorato, de 15 anos, viralizou na internet ao voltar na escola após 2 meses para rever os colegas depois de sessões de quimioterapia, em
Goiânia. Ela recebeu uma festa surpresa de amigos, professores e diretores.
“Não esperava nem um pouco - a surpresa -, foi muito emocionante. Todos - colegas, professores e a diretoria - estavam lá e bateram palmas quando eu cheguei. Fiquei muito feliz, amo muito eles”, contou Isadora.
A surpresa aconteceu na última sexta-feiera (24) em um colégio no Setor Bueno. O vídeo mostra a preparação da festa feita pelas amigas Manoela de Souza Castro e Mariana Ribeiro Campos. Imagens mostram as meninas enchendo balões e organizando a festa com salgados e até uma torta de chocolate.
A festa foi pensada e tinham até pratos na cor rosa, que é a cor preferida da Isadora. “Isadora, essa é para você. Te amamos”, disse as amigas no vídeo.
A estudante contou que além da surpresa, recebeu homenagens, discursos, tirou fotos e soube que cada um contribuiu com a festa.
Câncer raro
A estudante contou que sentiu os primeiros sintomas em julho deste ano. Em setembro, ela descobriu um cisto no ovário de 25,5 centímetros. Em um vídeo nas redes sociais, ela conta como sentiu os primeiros sintomas e alertou para que todos prestem atenção aos sinais que o corpo dá.
“Eu senti um ganho de peso só na barriga que estava grande, mas achei que só estava engordando. Tive dor na coluna também, daí fiz uma ultrassom e tinha um cisto no meu ovário”, disse Isadora.
A estudante fez uma cirurgia de retirada do ovário esquerdo no dia 25 de agosto e depois de três semanas teve o resultado da biopsia em que foi constatado o câncer. Ela fez mais exames e nenhuma célula cancerígena foi detectada no corpo dela.
“Retirei o ovário esquerdo que estava com câncer e fiz exames que constataram que eu não tinha nenhuma célula cancerígena. Mas de toda forma, para prevenir que o câncer voltasse, minha médica me orientou a fazer quimioterapia preventiva caso houvesse algum resquício de câncer no corpo e também caso o exame não detectasse algo”, disse a estudante.
Mais de 7 milhões de visualizações
Além do vídeo da festa surpresa, Isadora publica diversos vídeos no TikTok, entre eles contando sobre como descobriu o câncer e como passou pelos dois últimos ciclos da quimioterapia.
"Eu comecei a fazer os vídeos para ajudar quem está com câncer e quem está passando por algo difícil também. A doença não é uma sentença de morte, não podemos deixar de viver, só precisamos fazer adaptações para passar por isso", conta a adolescente.
Um dos vídeos de Isadora ultrapassa 7 milhões de visualizações em que ela se arruma para ir até a escola rever os amigos.
"Não esperava que o alcance ia ser tão grande. Fico muito feliz de receber mensagem de tantas meninas que passam pelo que eu passo e de alguma forma me ajudam também. Sou muito grata por isso", conta a estudante.