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22/05/2023 às 10h27min - Atualizada em 22/05/2023 às 10h27min

Parceria entre Executivo Municipal e Poder Judiciário realiza Formação Justiça Restaurativa na Escola

Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul
A Prefeitura de Chapadão do Sul, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com a 2ª Promotoria de Justiça de Chapadão do Sul, Secretaria de Estado de Educação e a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, promoveu nos dias 17 e 18 de maio de 2023 a Formação de Práticas Restaurativas na escola.
A Formação foi ministrada pela psicóloga, instrutora e facilitadora de práticas restaurativas Valquiria Rédua da Coordenadoria de Psicologia Educacional da SED e pela psicóloga e facilitadora de práticas restaurativas Soleide Bendo da Coordenadoria da Infância e Juventude.
Contando com a participação de profissionais da SEMEC, das Escolas Municipais e Estaduais de nosso município, profissionais do TJMS Celia Regina Benetti e Mara Eliana Gomes de Araújo, a Assistente Social do Ministério Público Srª Diva Maria de Souza, com a presença e participação da Exc. Promotora de Justiça Fernanda Proença de Azambuja.
A Justiça Restaurativa na Escola, é uma proposta de ação educativa que vivencia a prática de valores fundamentais que contribuem para a formação pessoal e social das crianças e adolescentes. Seus princípios são de inclusão e de corresponsabilidade, sujeito de uma prática educativa e protagonista, de uma ação diferenciada das práticas usuais. Um de seus objetivos é contribuir para que escolas e comunidades, que vivenciam situações de violência entre seus integrantes, possam estabelecer diálogos e resoluções pacíficas de conflitos, agindo de forma preventiva, evitando a criminalização das condutas nos conflitos de menor potencial ofensivo.

Os participantes da formação foram apresentados aos princípios e valores fundamentais dos processos circulares, bem como a uma abordagem transformadora dos conflitos de convivência e os elementos necessários para planejar e conduzir os círculos, com a vivência do processo circular como principal ferramenta didática.


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