Destakinews Publicidade 728x90
20/05/2023 às 10h14min - Atualizada em 20/05/2023 às 10h14min

Sebrae e Prefeitura Municipal e Sebrae renovam parceria para a continuidade do programa Cidade Empreendedora em Chapadão do Sul

Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul
O trabalho realizado por meio do programa Cidade Empreendedora em Chapadão do Sul, desenvolvido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, prossegue em 2023 com um novo pacote de soluções composto por ferramentas voltadas para promover a competitividade e dinamizar a economia do município. Desta vez, Chapadão do Sul compõe o ciclo Expansão do programa e recebe acompanhamento até o próximo ano.
A oficialização da parceria para este novo período de execução do Cidade Empreendedora foi realizada na manhã do dia 11de maio, em uma cerimônia na sede do Sebrae/MS, em Campo Grande, quando o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, José Teixeira Júnior, representando o prefeito interino, João Buzoli, assinou contrato com a instituição. O evento contou com a presença do vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, além de representantes de outras prefeituras municipais que também aderiram à iniciativa, e autoridades vinculadas ao setor produtivo do Estado.
Conforme o secretário, a adesão ao novo ciclo vem para dar continuidade na atuação conjunta em prol do desenvolvimento local. “Já no terceiro ciclo do programa e nosso município demonstra maturidade. Com dois prêmios nacionais de empreendedorismo, esta fase aprimorará as políticas públicas para pequenos negócios e desenvolvimento econômico. O programa Cidade Empreendedora contribui com ações, políticas públicas, processos aprimorados, qualificação profissional e inovação para os negócios locais. O poder público e o Sebrae, por meio do Cidade Empreendedora, impulsionam o desenvolvimento de pequenos empreendimentos e, com esse apoio, estamos progredindo excepcionalmente”, pontuou Júnior.
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, nesta etapa, Chapadão do Sul recebe novas ferramentas para auxiliar o poder público e incluir os pequenos negócios no processo de desenvolvimento. “Neste novo ciclo, iremos intensificar a atuação conjunta para fortalecer os empresários locais e a gestão pública e, com isso, apoiarmos o desenvolvimento sustentável da cidade como um todo. Vamos trazer soluções para trabalhar outros aspectos do município, como inovação, sustentabilidade e aumento da visibilidade. Dessa forma, esperamos proporcionar mais oportunidades para a população e possibilidades de crescimento para os pequenos negócios”, pontuou Mendonça.
Neste novo ciclo, a atuação do programa em Chapadão do Sul será focada em dois eixos principais: Cidade mais Competitiva e Cidade Humana, Inovadora e Sustentável.  Promover Chapadão do Sul, destacando as potencialidades do município e as oportunidades de investimento de modo reforçar e consolidar a imagem da cidade para o público externo, é o foco da vertente Cidade mais competitiva que irá realizar várias iniciativas com esse propósito. O trabalho trará o aperfeiçoamento das ações feitas pela administração municipal, melhoria das políticas públicas e a integração dos representantes do setor produtivo e lideranças locais para atuação conjunta.
Já a atuação do programa por meio do eixo Cidade Humana, Inovadora e Sustentável irá estabelecer uma estratégia para que o município implemente iniciativas que contemplem os objetivos trazidos pela Agenda 2030, organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), visando garantir a prosperidade do planeta e das pessoas. Juntamente com o processo de viabilizar ações sustentáveis, também será feito um trabalho de fortalecimento do Ecossistema Local de Inovação, composto por instituições públicas e privadas, com a proposta de gerar soluções para desafios enfrentados e promover a transformação digital.
Resultados positivos
Dois ciclos do Cidade Empreendedora já foram executados em Chapadão do Sul: o primeiro, entre 2018 e 2020, e o segundo, entre 2021 e 2022. Principalmente, nos dois últimos anos, o programa trouxe resultados importantes para o município como a promoção da inovação e o fortalecimento do empreendedorismo.
Dados emitidos pela Receita Federal, por exemplo, mostram que houve uma redução de 21% no número de fechamento de empresas durante a execução do programa, se comparado ao período anterior. Além disso, também houve um aumento de 18% na quantidade de empresas ativas no município e o aumento de 48% na formalização de microempreendedores individuais.

O apoio ao pequeno empreendedor para possibilitar o crescimento dos negócios é uma das principais vertentes do Cidade Empreendedora. Além disso, o programa também atua para a melhoria do ambiente de negócios no município com iniciativas voltadas para a desburocratização de processos e formação de lideranças e gestores públicos que promovam o empreendedorismo. Clique aqui e confira todos os resultados do Cidade Empreendedora em Chapadão do Sul. 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destakinews Publicidade 1200x90