Destakinews Publicidade 728x90
09/02/2023 às 10h35min - Atualizada em 09/02/2023 às 10h35min

Geração millennial: entenda a relação dos jovens com os bancos digitais

Verdade seja dita: a internet é o habitat natural da geração millennial.

O que une os jovens (e os nem tão jovens assim) é justamente a disposição por estar online: intenso uso de aparelhos tecnológicos, aplicativos e serviços digitais. Os millennials foram os primeiros a desafiar as instituições financeiras com suas demandas de rapidez e praticidade.

Neste texto, vamos ver como esta geração reestruturou as dinâmicas de serviço e incentivou o surgimento da grande novidade do mundo financeiro: os bancos digitais.

Quem é a geração millennial?

A geração millennial, também conhecida por geração Y, representa os indivíduos nascidos nas décadas de 1980 e 1990. Não há consenso entre os especialistas sobre o período exato abrangido, mas a maioria dos estudiosos cita 1980 a 1995.

O termo millennial foi criado por sociólogos para facilitar o estudo de padrões comportamentais das pessoas nascidas nas últimas décadas do século XX. Desta maneira, consegue-se analisar de forma mais estruturada os impactos da explosão tecnológica ocorrida nesse período.

A geração Y acompanhou o boom da cibercultura nos anos 1990. Presenciou a troca das enciclopédias pelos buscadores online. E mais: vivenciou o surgimento dos telefones celulares e sua evolução para smartphones.

Assim, estamos falando de uma geração que se sente altamente familiarizada e confortável com o uso de recursos tecnológicos. Como reflexo da alta conectividade, o cotidiano dos millennials é pautado no uso de recursos online, inclusive no que diz respeito ao controle de suas finanças.

O que os millennials pensam sobre finanças?

O estudo Pace Pulse, coordenado pela FIS em parceria com a Ipsos, mapeou os hábitos dos jovens consumidores brasileiros. Os resultados demonstram que a relação dos millennials com o dinheiro é pautada na praticidade e economia de tempo:

  • Mais compras online do que em lojas físicas
  • Uso massivo de aplicativos de entrega para refeições, compras de supermercado e itens de farmácia.

Em tal contexto de digitalização, a adesão a serviços bancários online tem crescido de vento em popa: o relatório da FIS demonstra que mais da metade dos millennials utilizam sites ou aplicativos para realizar suas transações.

A preferência por bancos online é um ótimo exemplo da modernidade aplicada ao gerenciamento financeiro cotidiano. A substituição das contas tradicionais pelas digitais está revolucionando o universo financeiro, que a cada dia precisa se reinventar para atender às necessidades da geração Y.

Por que os jovens preferem bancos digitais?

Segundo estudos do banco Itaú, o Brasil tem 70 milhões de millennials, sendo grande parte atuante no mercado de trabalho. Desta maneira, com o aumento do percentual de clientes jovens, as instituições financeiras foram pressionadas para desenvolver soluções digitais de seus serviços.

O resultado de tal demanda é o surgimento dos bancos digitais. Por meio dos sites e aplicativos, são oferecidos todos os serviços e possibilidades de autoatendimento, conquistando os amantes da praticidade tecnológica.

Segundo relatórios do instituto MindMiners, 16% dos millennials já usam somente conta digital, abolindo completamente as contas tradicionais.

O segredo do sucesso dos bancos digitais com os jovens não se resume à digitalização dos processos. A nova regra de ouro é: ganha quem garantir a melhor experiência do cliente.

Confira agora como os bancos digitais têm agradado o público jovem:

Soluções digitais práticas e ágeis

Em questão de minutos: boletos são debitados, compras online são pagas, a poupança é monitorada, os investimentos são realizados e você consegue aprovar cartão de crédito.

Antes da era digital, o cliente levaria horas até concluir todas essas atividades na agência física, o que não era uma experiência agradável.

Personalização de serviços

Ao menor sinal de desagrado, os millennials não hesitam em trocar de banco, assim como de marca, restaurante ou artista preferido.

Por isso, as empresas têm aprimorado cada vez mais a interface de seus aplicativos, apostando em personalização de recursos para deixar seus clientes confortáveis.

Vale ressaltar que muitos millennials têm investido na abertura de contas online também para seus filhos. A possibilidade de customização oferecida pelos bancos digitais permite que a nova geração seja educada financeiramente e conheça desde cedo estratégias de gerenciamento de seu próprio dinheiro.

Opções mais econômicas

A política de isenção de tarifas e a oferta de taxas anuais mais econômicas têm sido grandes atrativos dos bancos digitais.

Assim, a geração millennial está em constante monitoramento dos melhores portfólios de serviços com valores acessíveis.

Possibilidade de autoatendimento

A opção de autonomia na resolução dos problemas é um grande atrativo. A possibilidade de automatização para o autoatendimento gera, portanto, maior satisfação no uso dos serviços online.

A geração millennial deixou sua marca na revolução tecnológica, não é mesmo? Com o tempo, as interações com bancos digitais serão ainda mais dinâmicas.

A era digital financeira apenas começou! Acompanhe!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destakinews Publicidade 1200x90