Destakinews Publicidade 728x90
27/05/2022 às 10h55min - Atualizada em 27/05/2022 às 10h55min

ESCORPIÃO amarelo pica moradora do Bairro Esperança. Vítima sentia formigamento na mão e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros

Uma mulher de 50 anos foi picada por escorpião amarelo na rua D (Bairro Esperança) na manhã de hoje em Chapadão do Sul. O Corpo de Bombeiros foi acionado para os primeiros socorros e transportou a vítima para o Pronto Socorro do Hospital Municipal. Ela estava com dormência na mão direita, local do ferimento. Não foi informada a idade da vítima. Escorpiões amarelos tornaram-se uma praga  perigosa nos bairros de Chapadão do Sul. É necessário algumas providências como a manutenção da limpeza em terrenos e residências para evitar picadas que podem ser fatais para  animais, crianças e idosos.

A toxidade do aracnídeo é perigosa ao ser humano. Mesmo tomando todas as precauções o animal vem da rede de esgoto e entra pelos ralos de pias e banheiros e se esconde nos cantos da casa, roupas, calçados e cobertas. O alerta está sendo feito por profissionais da área de saúde que percorrem os imóveis diariamente em todos os bairros.

O (Tityus Serrulatus) é o nome científico do escorpião  amarelo, considerado o mais perigoso da América Latina Normalmente é localizado nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. Possui hábitos noturnos e é adepto de ambientes quentes e úmidos, se prolifera com mais intensidade durante o verão. Na época chuvosa busca novos locais para se abrigar. Pode ser a sua casa…

Caso alguém seja picado o efeito é instantâneo e o atendimento médico deve ser realizado no menor tempo possível, no máximo em três horas. É dolorido e não deixa uma marca específica, dificultando saber o local exato. A dor é intensa, similar a sensação de queimadura e latejamento, podendo se espalhar por todo o membro afetado. Pode apresentar aspecto semelhante à picada de uma abelha ou vespa, com inchaço e vermelhidão. É preciso levar a vítima o quanto antes ao pronto-socorro para tomar o soro antiescorpiônico, utilizado para combater a toxina do Escorpião Amarelo.   

A tubulação da rede de esgoto tem umidade e é um ambiente propício à proliferação e esconderijo de escorpiões. Neste local ele encontra baratas, sua presa predileta. Por isso é importante manter o ambiente sempre limpo para evitar a proliferação de baratas que fatalmente atraíra os perigosos escorpiões. Algumas famílias – por precaução – estão mantendo uma ou duas galinhas nos terrenos. As aves ajudam a exterminar os aracnídeos.

Embora as casas e quintais estejam limpos, a invasão acontece pelos ralos. Usar a tampa é fundamental para garantir a segurança da família. Terrenos baldios com sujeira, mato, lixo e poeira criam um ambiente favorável ao animal. O Hospital Municipal está equipado para atender pessoas picadas, mas um caso mais grave que necessite de deslocamento à Capital levará em torno de 3 a 4 horas para a chegada no centro com mais recursos. 

Mais de 100 mil acidentes e 200 mortes são registrados, por ano no Brasil, decorrentes de diferentes tipos de envenenamento. Entre elas, estão as ocasionadas por escorpiões. De acordo com o Ministério da Saúde, de 2000 ao fim de 2010, foram 359.599 casos de acidentes por escorpiões, sendo a Região Nordeste a campeã em registros (171.899 acidentes). Em segundo lugar aparece a  Região Sudeste, com 148.039 casos, seguida pelas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul.

Fonte: Chapadensenews


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destakinews Publicidade 1200x90