Destakinews Publicidade 728x90
18/02/2022 às 16h03min - Atualizada em 18/02/2022 às 16h03min

Empreendedores e produtores da agricultura familiar de Costa Rica participam de Dia da Oportunidade

Nessa quinta-feira (17), teve início em Costa Rica, o Dia da Oportunidade. A iniciativa é uma realização do Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores e traz para o público uma ampla programação gratuita, composta por capacitações, sessão de negócios, mostra de inovação e balcão de empregos. O evento continua nesta sexta-feira (18) e segue até às 17h, com oficinas sobre varejo e agricultura familiar, além de palestras sobre as áreas de vendas, gestão financeira e formalização do negócio. (Clique aqui e acesse a programação)

No primeiro dia da iniciativa, empresários locais e produtores da agricultura familiar marcaram presença no Centro de Eventos Ramez Tebet. A programação começou pela manhã com palestras sobre empreendedorismo feminino; renegociação de dívidas e obtenção de crédito, porém a abertura oficial do evento foi promovida no final da tarde, às 17h30, com uma solenidade que reuniu representantes da Prefeitura Municipal, Sebrae/MS e Governo do Estado. Na data, o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves, destacou a relevância do Dia da Oportunidade para o município.

“Desde que o Cidade Empreendedora veio para Costa Rica muitas mudanças já aconteceram, o empreendedor local está entendendo a importância de ele se qualificar, a necessidade de buscar informação e de criar parcerias e o Dia da Oportunidade vem para proporcionar isso. Estamos com um recorde de público e eles estão tendo a chance de fazer networking, de aprender mais e de melhorar a sua empresa”, expôs o prefeito.

O secretário adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e conselheiro do Sebrae/MS, Ricardo Senna, destacou a importância da iniciativa para melhorar a qualidade de vida da população e promover o desenvolvimento do município.

“Costa Rica possui hoje o 12º maior PIB do Estado, ou seja, é a 12ª economia mais importante, então, é fundamental ter uma ação que vem para apoiar os empreendedores locais, incentivá-los a fazer negócios, a entender como funciona o mercado, a inovar e a criar conexões entre as empresas. Nós do Governo do Estado temos uma parceria fundamental com o Sebrae, de 2015 para cá, entre recursos do FCO, de incentivos fiscais e de outros convênios da Semagro, já foram investidos aqui mais de 1 bilhão e meio de reais, então, isso significa que as oportunidades estão surgindo e precisamos criar esse ambiente para que as pessoas consigam aproveitá-las e fazer com que o seu negócio prospere, o que vai representar um aumento de emprego e renda para o município”, pontuou Senna.

O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, ressaltou que o evento vem somar com todo o trabalho que é realizado pela instituição em Costa Rica.  “Em parceria com a prefeitura municipal e lideranças locais, estamos trabalhando desde o ano passado para promover o desenvolvimento de Costa Rica e, hoje, a gente traz para o município um dia de oportunidades. Possibilitamos que as pessoas aprendam mais por meio das capacitações, que os empresários participem de sessões de negócios e conheçam alternativas para melhorar a sua empresa, então, é uma iniciativa que vem ajudar a todos e transformar a vida das pessoas”, esclareceu Mendonça.

Durante a abertura do evento também estiveram presentes Roni Cota, vice-prefeito; Pedro Caravina, presidente da Associação dos Prefeitos e Ex-prefeitos do Estado de Mato Grosso do Sul (Aprefex/MS); Marco Aurélio Santullo, secretário especial de Estado do Escritório de Assuntos Estratégicos com os Municípios da Casa Civil; Luis Bocalan, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Costa Rica (ACIACRI); e Jovenaldo Francisco dos Santos, vice-presidente da Câmara de Vereadores, representando o Legislativo Municipal.

Ações para os pequenos negócios
Após a solenidade de abertura, o público pôde participar da Palestra Magna ministrada pelo empresário, case de sucesso, Geraldo Rufino. De família desfavorecida, o empreendedor foi criado na favela do Sapé, em São Paulo, e contou como passou de catador de latas, a “Catador de Sonhos”. Esse é o título que leva a palestra onde Rufino cita, desde seu primeiro trabalho, como carvoeiro, até o sucesso como empreendedor, à frente da JR Diesel – maior empresa especializada em reciclagem e desmonte de veículos da América Latina.

O Dia da Oportunidade também aproximou os pequenos empreendimentos das empresas âncoras por meio de uma Sessão de Negócios, realizada na tarde de ontem (17). O encontro reuniu representantes da Atvos, empresa produtora de etanol e bioenergia a partir da biomassa da cana-de-açúcar, e também da SLC Agrícola, produtora de soja, milho e algodão, e o grupo pode apresentar aos empreendedores locais as matérias primas que necessitam e explicar as exigências para o processo de compra.

Outras ações foram realizadas para promover os pequenos negócios de Costa Rica e algumas delas permanecem durante todo o evento e continuam nesta sexta-feira (18), como a Feira de Negócios. No espaço, microempreendedores e produtores da agricultura familiar tem a oportunidade de mostrar o que vendem para a comunidade. Entre as empreendedoras presentes, está Josy Caldas, proprietária da Art Kokedama.

Josy é artesã e produz vasos ecológicos para plantas feitos a partir de uma técnica japonesa que utiliza terra, musgo e linha de pesca. Ela comentou a importância da ação, não só para expor os produtos, mas também para fazer networking. “Gostei bastante da iniciativa, além de ser uma forma de as pessoas conhecerem o meu trabalho, também estou tendo a oportunidade de conversar com outros empreendedores e trocar experiências, o que é muito positivo”, comentou Josy.

Mostra de inovação e ações para a população
O Dia da Oportunidade também traz para o público a mostra de inovação “Living Lab Day”, quando o Sebrae/MS apresenta ao público trabalho desenvolvido pelo laboratório e expõe produtos digitais como Simulador de Negócios e Vitrine Digital. O espaço também continua disponível e mostra as possibilidades de criação de novos produtos a partir de uma impressora 3D e de uma mini fresadora de precisão.

Já, em parceria com o Senai, a população interessada em adotar a instalação de painéis para a captação de energia solar pode levar a conta mensal de energia para análise. Além disso, no espaço, terá um ponto de coleta de lixo eletrônico disponibilizado pela Recic.LE (Associação de Recicladores de Lixo Eletro Eletrônicos de Mato Grosso do Sul).

Clique aqui e confira a programação completa. Para obter mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora acesse o site ou ligue para o número 0800 570 0800.
 
 
Fonte: Assessoria de Comunicação

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destakinews Publicidade 1200x90