Destakinews Publicidade 728x90
10/02/2022 às 15h05min - Atualizada em 10/02/2022 às 15h05min

Equipe da SAEE de Mineiros visita Chapadão do Céu

Visando buscar informações sobre os serviços disponibilizados pela SANEACÉU, uma equipe técnica do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAEE, de Mineiros - GO, composta pelo diretor presidente da autarquia João Grandeaux, engenheira civil Stéphane Silva e o diretor de operações Juliano Cabral, estiveram em Chapadão do Céu, na quarta-feira (09).
A equipe foi recebida pela secretaria de saneamento Marcijane Veloso, superintendente Rozenildo Apolinário e a engenheira sanitarista e ambiental Vitória Barbosa, que apresentaram aos visitantes o Sistema de Esgotamento Sanitário (ETE), aterro sanitário e o centro de triagem da Reciclagem Garça Branca.
Na área do biodigestor os visitantes receberam informações sobre o sistema de trituração dos resíduos da construção civil, que despertou o interesse da SAEE – Mineiros, de implantar o serviço, que reutiliza os resíduos para obras da própria prefeitura, proporcionando um destino final correto aos materiais. No momento da visitação estava sendo realizada a trituração de materiais resultantes de podas e vegetação, que é utilizado como adubo.
Em relação ao biodigestor foram explanadas as funcionalidades, pontos relevantes e demais dúvidas sobre a Estação de Tratamento de Esgoto – Tipo Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente Blindado (UASB). No local foram mostradas as plantas e sistemas técnicos operacionais do biodigestor, para melhor entendimento do sistema
.
A equipe visitou ainda o aterro sanitário, pois o município de Mineiros precisa se enquadrar na obrigatoriedade da legislação para utilização de aterros controlados ou sanitários nos municípios, pois atualmente ainda utiliza o “lixão”, por isso estão buscando exemplos de municípios que possuem uma boa funcionalidade, como é o caso de Chapadão do Céu.
No local acompanharam a rotina de funcionamento com a chegada dos caminhões, centro de triagem, prensa dos materiais e armazenamento dos resíduos reciclados, bem como o despejo na vala do aterro sanitário, juntamente com o lago de armazenamento do lixiviado.
Finalizando a visita técnica, a equipe de Mineiros foi recepcionada pelo prefeito Vinicius Terin em seu gabinete, onde foram relatados os pontos relevantes da troca de experiências entre os municípios.

Fonte: Prefeitura de Chapadão do Céu

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destakinews Publicidade 1200x90