Destakinews Publicidade 728x90
14/12/2021 às 15h43min - Atualizada em 14/12/2021 às 15h43min

Prefeito Cleverson anuncia aprovação de Campus Universitário da UNIFIMES para Costa Rica

Em caráter oficial, o Conselho Superior da Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior, mantenedora do Centro Universitário de Mineiros/GO, aprovou por unanimidade, no último dia (7), a instalação de um campus da UNIFIMES no Município de Costa Rica. O anúncio foi feito ao prefeito Cleverson Alves dos Santos e a secretária de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira que também é diretora da Fecra (Faculdade de Educação de Costa Rica) e parceira do projeto, pela reitora Juliene Rezende Cunha e pelo presidente do Conselho Superior FIMES, professor Luiz Antonio Alves Costa.

De acordo com o prefeito Cleverson Alves dos Santos, para o Município de Costa Rica é a realização de uma meta de ver a educação superior se consolidar como fator de crescimento e desenvolvimento regional. “Nosso objetivo é transformar Costa Rica em um polo universitário das regiões Norte e Bolsão. Com a vinda da UNIFIMES teremos de imediato o curso de Direito, Agronomia e Psicologia e já com alinhamento também para vir 30 vagas do curso de Medicina e, também, com a UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, para o segundo semestre do ano de 2022, 50 vagas presenciais para Curso de Enfermagem com 25 exclusivas para moradores de Costa Rica”.

Em relação a UNIFIMES, o prefeito disse que vai encaminhar para a Câmara de Vereadores, um projeto de Lei destinando 3% da receita do município para bolsas de estudo. “Não adianta só trazer o campus universitário para Costa Rica, é preciso dar oportunidade para nossos munícipes poderem estudar e Costa Rica sendo um polo universitário vai facilitar a atração de novas empresas, muitas pessoas vem de fora para estudar aqui, aumenta a procura pelo setor imobiliário, o consumo em estabelecimentos comerciais, ou seja, o ganho será grandioso para todos. Haverá geração de empregos de imediato, entre 50 e chegando até 100 de imediato. Vai ser uma nova fonte de recursos, agregando valores e promovendo a economia local”, justifica.

“A nossa meta é cumprir 100% do plano de governo em dois anos, embora o compromisso é para 4 anos, mas cumprir em dois anos, sobra dois anos para fazer muito mais para Costa Rica e sua gente e outras obras e ações que não estavam no nosso plano de governo. Esse é mais um compromisso que nós fizemos na campanha, de brigar pra trazer a UNIFIMES e agora já está aprovado, está acertado e a expectativa é que no segundo semestre do ano que vem aconteça o vestibular e inicie as primeiras turmas”, enaltece o prefeito costarriquense.

Para Evair Gomes Nogueira, secretária de assistência social, receber a notícia da aprovação do Campus UNIFIMES para Costa Rica, onde a FECRA é parceira e a prefeitura municipal, é motivo de orgulho ver o trabalho que vem sendo construído se consolidando. “Eu sempre acreditei, batalhei para que Costa Rica tivesse toda a estrutura para educação, desde a educação infantil até o ensino superior e agora nós vamos concretizar esse objetivo com a vinda do campus Unifimes para nossa cidade. É honra e orgulho, fico emocionada, sou muito feliz de saber que contribui para essa realização de trazer mais conhecimento e a educação superior para fortalecer nossa região. Muito obrigada, um grande abraço a toda nossa população e fica no meu coração para sempre essa história”, comenta professora Evair.

O desafio não para e a concretização desse sonho vai exigir esforços conjunto dos Poderes Executivo e Legislativo costarriquense para que a UNIFIMES saia do território goiano e entre no território sul-mato-grossense, mais especialmente em Costa Rica.

Em 2021, a UNIFIMES completou 36 anos de existência. A universidade conta com 13 cursos, entre eles Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharia Civil, Direito, Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação, Engenharia Ambiental. A maioria dos cursos estão concentrados na sede localizada em Mineiros (GO) e dois cursos no campus em Trindade (GO) e agora, chegou a vez de Costa Rica.

Fonte: Prefeitura Municipal de Costa Rica

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destakinews Publicidade 1200x90