Destakinews Publicidade 728x90
19/02/2019 às 15h20min - Atualizada em 19/02/2019 às 15h20min

Bernie Sanders anuncia que irá concorrer à presidência dos EUA em 2020

Nas últimas eleições, em 2016, ele concorreu nas primárias do Partido Democrata e perdeu a nomeação para Hillary Clinton.

O senador Bernie Sanders anunciou em uma rádio de Vermont nesta terça-feira (19) que irá participar das prévias do Partido Democrata para concorrer à presidência dos Estados Unidos em 2020.
Nas últimas eleições, em 2016, ele concorreu nas primárias do Partido Democrata e perdeu a nomeação para Hillary Clinton. Sanders se elegeu senador independente pela primeira vez em 2008 e, posteriormente, em 2012.
Crítico do presidente republicano Donald Trump, Sanders se define como um "socialista democrático". Com um discurso antielitista, tem entre suas defesas um programa de saúde púbica gratuita para todos os americanos, ensino superior gratuito e o aumento do salário mínimo.
Sua campanha em 2016 gerou uma onda de entusiasmo, especialmente entre os jovens, e abriu espaço para o surgimento de novas figuras políticas mais progressistas. Com repetidas críticas a Wall Street, termo usado para se referir ao mercado financeiro americano, um de seus slogans dizia: “uma revolução política está a caminho”.
Uma pesquisa de outubro de 2017 apontou Sanders como o político mais popular dos Estados Unidos, com 53% de aprovação – o único político de alcance nacional visto de maneira favorável por uma maioria de americanos.
 
Outros pré-candidatos democratas
 
Com o anúncio de Sanders, o Partido Democrata já tem 10 pré-candidatos para as eleições de 2020. Entre eles, há um número recorde de mulheres.
Sanders figura entre os favoritos, mas enfrenta uma concorrência ampla, composta por outros progressistas liberais com ideias semelhantes às que trouxe ao partido. Isso pode dificultar a repetição do mesmo nível de apoio que recebeu há quatro anos.
 
Veja quem já anunciou sua candidatura pelo Partido Democrata:
 
  • Amy Klobuchar, senadora por Minnesota
  • Andrew Yang, empresário
  • Bernie Sanders, senador por Vermont
  • Cory Booker, senador por Nova Jersey
  • Elizabeth Warren, senadora por Massachusetts
  • John Delaney, ex-deputado por Maryland
  • Julián Castro, ex-secretário de Habitação no governo de Barak Obama
  • Kamala Harris, senadora pela Califórnia
  • Marianne Williamson, autora e conselheira espiritual
  • Tulsi Gabbard, deputada pelo Havaí
 
Além deles, Kirsten Gillibrand, senadora por Nova York, e Pete Buttigieg, prefeito de South Bend (Indiana), lançaram Comitês Exploratórios, o que significa que estão arrecadando dinheiro e organizando a campanha para lançaram a pré-candidatura formalmente.
Campanha republicana
Pelo Partido Republicano, Trump é o potencial candidato a um novo mandato, e não haveria prévias. No entanto, segundo a imprensa americana, a situação do presidente alimentou especulações sobre sua possível ausência nas próximas eleições.
Com um índice médio de aprovação que beira os 40% (com registros ainda mais baixos em algumas pesquisas), Trump foi bastante criticado pela última paralisação parcial do governo federal - a segunda ocorrida em sua gestão.
Embora tenha durado mais de um mês, essa paralisação parcial não resultou no acordo desejado por Trump para obter recursos e cumprir uma de suas promessas de campanha: a construção de um muro na fronteira com o México.
Além disso, está chegando o momento em que o procurador especial Robert Mueller divulgará o relatório final de sua investigação ainda em curso, aberta para determinar se houve conluio entre membros da equipe de campanha de Trump e a Rússia para elegê-lo em 2016.
 
Fonte: G1 Globo
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destakinews Publicidade 1200x90