Destakinews Publicidade 728x90
30/09/2021 às 10h06min - Atualizada em 30/09/2021 às 10h06min

Costa Rica realiza campanha de multivacinação em crianças e adolescentes de 1 e 29 de outubro

O Município de Costa Rica, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza entre os dias 1º e 29 de outubro a campanha de multivacinação em crianças e adolescentes menores de 15 anos. Essa é a oportunidade que os pais terão para atualizar em um único dia, a Caderneta de Vacinação de seus filhos de acordo com o Calendário Básico de Vacinação brasileiro definido pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações) que corresponde ao conjunto de vacinas consideradas de interesse prioritário à saúde pública do país.
A Secretaria alerta sobre a importância da imunização como uma forma de garantir o controle e eliminação das doenças imunopreveníveis como, por exemplo, da pólio, rubéola e da síndrome da rubéola congênita. Ao todo, 18 vacinas serão disponibilizadas para crianças e adolescentes.
Segundo a coordenadora municipal de vigilância em saúde, Laura Viviane Gomes de Oliveira Rodrigues, a Covid-19 alterou a rotina de todos, e em razão da pandemia muitos pais deixaram de vacinar os seus filhos. “Estamos bem esperançosos com esta campanha e pedimos aos pais que procurem as unidades de saúde”, enfatizou.
Para atender a campanha, todas as unidades de saúde de Costa Rica foram abastecidas com as vacinas, garante secretário municipal de saúde, Jesus Baird. 
“Esta campanha é mais uma oportunidade que temos de lembrar os pais e responsáveis sobre a importância da imunização para proteger as crianças e adolescentes contra doenças preveníveis e suas possíveis complicações”, afirma o secretário. 
Em 16 de outubro (sábado), a partir das 7 horas, será realizado o dia D de mobilização nacional de multivacinação para que todos os municípios realizem mutirões para vacinação de crianças e adolescentes. 
Veja quais são as vacinas disponíveis: 
Vacinas disponibilizadas para crianças: BCG; Hepatite B; Poliomielite 1,2,3 (VIP - inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP - atenuada); Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela e pneumocócica 23-valente (Pncc 23*). 
Vacinas disponibilizadas para adolescentes: Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada); Pneumocócica 23-valente (Pncc 23).

Fonte: Prefeitura Municipal de Costa Rica
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destakinews Publicidade 1200x90