Destakinews Publicidade 728x90
17/07/2021 às 09h13min - Atualizada em 17/07/2021 às 09h13min

TEMPERATURAS DEVEM CAIR A PARTIR DE DOMINGO E PODE TER GEADA EM CIDADES DE GOIÁS

Com o avanço de uma nova massa de ar polar na próxima semana, as temperaturas devem começar a cair no domingo (18) em Goiás. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a previsão é que o frio chegue à região centro-sul e há possibilidade de geada no sul e no sudoeste goiano.

O gerente André Amorim, do Cimehgo, disse que a geada, que são camadas de cristais de gelo que se formam sobre plantas quando há baixas temperaturas, pode acontecer com intensidade fraca ou moderada, especialmente para as cidades: Caçu, Rio Verde, Jataí, Chapadão do Céu.

“Nós estamos monitorando a geada. Ela vai pegar bem a região sudoeste. Infelizmente, a geada acaba prejudicando quem plantou e está com alguma lavoura, e também a vegetação. Se estava seco, vai ficar mais seco ainda”, contou.
Segundo André, atualmente, uma frente fria, que está localizada na região no Paraná, está se deslocando para o oceano e não vai provocar chuvas aqui em Goiás. No entanto, a massa polar que passará pelo estado irá projetar um ar frio, o que vai derrubar as temperaturas. A previsão é que Goiânia tenha temperatura mínima de cerca de 10ºC a partir de domingo.

“Nós estamos com essa massa de ar polar com menor intensidade. No domingo, elas [as temperaturas] já começam a entrar em declínio, porque esse ar frio é projetado pela massa de ar polar. Então, já começamos a ter uma segunda-feira na região sudoeste com 5ºC de temperatura em alguns municípios”, disse.

De acordo com o gerente, nos próximos dias não há previsão de chuva e nem expectativa de melhora expressiva na umidade relativa do ar. Por conta da baixa umidade, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso laranja de “perigo” para o estado de Goiás. A previsão era que o nível ficasse entre 12% e 20% até a última quarta-feira (14).

“Quando a massa de ar polar se aproxima, ela melhora um pouquinho a umidade. Ela deve subir cerca de 10%. Se ela estava 18%, ela vai para 28%, a mínima. Só que o ar que é projetado é frio e seco e, quando esse sistema acaba de atuar, a umidade relativa do ar volta a cair novamente. Nós teremos um ar frio e seco", disse.

Previsão do tempo para o fim de semana
De acordo com o Cimehgo, o fim de semana em Goiás será de tempo estável com sol. Os dias serão de umidade relativa do ar abaixo de 20% no período da tarde.

No domingo, o avanço do ar frio da nova massa de ar polar traz a baixa nas temperaturas na região sul e sudoeste, podendo ter mínima de 10ºC (veja abaixo algumas temperaturas).

Na segunda-feira, o ar frio chega à região centro-sul de Goiás trazendo possibilidade de geada de fraca a moderada intensidade na região sul e sudoeste do estado.

Veja as temperaturas em algumas cidades

_Porangatu: mínima de 17º e máxima de 33ºC
_Catalão: mínima de 14º e máxima de 27ºC
_Anápolis: mínima de 15º e máxima de 27ºC
_Rio Verde: mínima de 12º e máxima de 27ºC
_Jataí: mínima de 9º e máxima de 27ºC
_Luziânia: mínima de 12º e máxima de 28ºC
_Goiânia: mínima de 14º e máxima de 30ºC
_Itumbiara: mínima de 14º e máxima de 29ºC
_Ouvidor: mínima de 13º e máxima de 28ºC
_Goiandira: mínima de 14º e máxima de 29ºC
_Três Ranchos: mínima de 13º e máxima de 27ºC
_Ipameri: mínima de 13º e máxima de 27ºC
_Ceres: mínima de 17º e máxima de 30ºC
_Santa Helena: mínima de 13º e máxima de 26ºC
_Goiatuba: mínima de 13º e máxima de 28ºC
_Aruanã: mínima de 16º e máxima de 34ºC
_Caçu: mínima de 10º e máxima de 25ºC
_Cristalina: mínima de 10º e máxima de 26ºC
_Rubiataba: mínima de 15º e máxima de 31ºC
_Formosa: mínima de 13º e máxima de 30ºC


Fonte: G1
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destakinews Publicidade 1200x90