Destakinews Publicidade 728x90
09/07/2021 às 15h20min - Atualizada em 09/07/2021 às 15h20min

Polícia Civil está investigando perfil ‘fake’ que está difamando pessoas de Chapadão do Sul e Paraíso das Águas

A Polícia Civil de Paraíso das Águas informou que está investigando um perfil ‘fake’ no Instagram denominado “CORREIOCHAPSEPARAISO”, que está sendo utilizado para difamar pessoas de Chapadão do Sul e Paraíso das Águas.

O perfil fake está compartilhando fotos, boatos e difamações de pessoas, inclusive de menor de idade.

Os policiais informaram ao site, que estão investigando o caso após receber várias denúncias e registro de Boletim de Ocorrência (BO) e alertou que “o criador do perfil, pessoas que estão enviando as mensagens, comentando, compartilhando, também serão criminalmente responsabilizadas. Vamos chegar a todas elas, é só questão de tempo”, afirmou o escrivão Luciano Morel.

Outra orientação da polícia é que as pessoas não dêem “ibope” ao perfil, que evitem seguir, comentar, compartilhar, para que novas vítimas não sejam envolvidas.

A polícia não quis afirmar, mas há indícios que já existem suspeitos e que já estão sendo investigados. Os envolvidos poderão responder por vários crimes, entre eles, contra a honra (casos de calúnia, injúria e difamação).

Por esta razão, a Polícia Civil recomenda que todas as situações nas quais as vítimas se sintam prejudicadas em ambiente virtual sejam devidamente comunicadas às delegacias do Estado.

O que diz a lei?

Artigo 138 do Código Penal (calúnia): caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime. A pena prevista é de detenção de seis meses a dois anos, ou multa.

Artigo 139 do Código Penal (difamação): difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação. A pena prevista é de detenção de três meses a um ano, ou multa.

Artigo 140 do Código Penal (injúria): injuriar alguém, ofendendo lhe a dignidade ou o decoro. A pena prevista é de detenção de um mês a três anos, ou multa, dependendo da gravidade da situação apresentada.

Fonte: BNC Noticias


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destakinews Publicidade 1200x90