16/02/2019 às 11h49min - Atualizada em 16/02/2019 às 11h49min

Pela primeira vez, mercado de eSports vai superar U$ 1 bilhão no ano

Conforme relatório publicado pela Newzoo, patrocínios são responsáveis por metade da receita. Em 2019, audiência deve ultrapassar 450 milhões no mundo

Na última terça-feira (12), a Newzoo, agência especializada em análises de games e eSports, publicou um relatório com a previsão de receita e público nos eSports em 2019. Conforme divulgado, o mercado de esportes eletrônicos vai chegar a U$1.1 bilhão de dólares (cerca de R$ 4 bilhões na conversão do dia), atingindo a casa do bilhão pela primeira vez. A audiência deve aumentar 15% em relação ao ano passado e somar 453.8 milhões de pessoas no mundo.
A América do Norte será novamente a região responsável pela maior parte da receita, que deve atingir $409.1 milhões (R$ 1.5 milhão). São 23.9 milhões de fãs de eSports que vão gerar $17.13 por pessoa, maior que qualquer outra região. A China vem em segundo lugar, tirando a posição do oeste europeu.
Do montante de $1.1 bilhão, $456.7 milhões virão de patrocínios, $251.3 milhões de direitos de transmissão, $189.2 milhões de publicidade, $103.7 milhões de produtos e ingressos e $95.2 milhões de taxas das desenvolvedoras do jogos.
 

No quesito "audiência", 57% dos 453.8 milhões do público que assiste aos eSports são da Ásia e da região do Pacífico, que consiste em países como Austrália e Chile. 201.2 milhões são consumidores ávidos de eSports e 252.6 milhões são espectadores esporádicos.
Se continuar nesse caminho, a Newzoo prevê que até 2022 a receita gerada pelos eSports será de $1.8 bilhão e em um cenário mais otimista pode até chegar a $3.2 bilhões.
 
Fonte: Sportv Globo
 
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