Destakinews Publicidade 728x90
31/05/2021 às 10h39min - Atualizada em 31/05/2021 às 10h39min

Governo Federal alerta para pior seca de 111 anos em MS e mais 4 estados

As cenas de um Pantanal em chamas, o fogo consumindo a vida e cinzas espalhadas pelo Estado devem voltar a acontecer em Mato Grosso do Sul. Depois do Governo Estadual e do Ministério do Meio Ambiente decretarem estado de emergência ambiental, o alerta vem do Governo Federal: esta será a pior seca dos últimos 111 anos.

O alerta se estende também aos estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Paraná, todos que estão na bacia do Rio Paraná. A região tem classificação ‘severa’ e previsão de pouquíssimo volume de chuva.

Em 111 anos, este é o primeiro alerta dessa natureza e, segundo publicado pelo Estadão, reforça que a emergência hídrica está relacionada à escassez de precipitação na região hidrográfica. A previsão é de que o cenário persista até setembro.

Se de um lado Mato Grosso do Sul entra neste alerta pela região leste, o Estado já está sob decreto de emergência ambiental por conta dos incêndios que atingiram o Pantanal em 2020. Os focos no período de grande estiagem, que se agravaram pelas ações humanas, fizeram com que o bioma perdesse 30% de seu território, o equivalente a mais de 4 milhões de hectares, segundo o Lasa (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Medidas – Publicado em março deste ano, o decreto de emergência do Ministério do Meio Ambiente vai de maio a setembro e, na prática, facilita a tomada de ações como acesso a recursos da União. Em abril, o Estado também decretou emergência por conta do baixo volume de chuvas, por ver indicativos de que 2021 seguiria o mesmo caminho do ano passado, quando Mato Grosso do Sul registrou seca recorde.

Também foi autorizada, pelo Governo Federal, a contratação de 1,6 mil brigadistas que irão combater os incêndios florestais, este ano, no Brasil. Deste total, 95 serão destinados a Mato Grosso do Sul, sediados na região do Pantanal e, especificamente, em aldeias indígenas no Estado.

Pior que 2020? – Até o alerta de agora, os sul-mato-grossenses enfrentaram a pior estiagem dos últimos 50 anos, e não apenas as áreas onde o fogo queimou foram atingidas, na Capital, por exemplo, foi possível ver o céu coberto da fumaça do incêndio que vinha do Pantanal.

O analista ambiental Alexandre Pereira, do Prevfogo/Ibama (Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais), espera que o aviso não se concretize, mas diz que todas as agências envolvidas no combate aos incêndios florestais vem se preparando desde o ano passado para a temporada de fogo 2021.

‘A gente espera que não ocorra, mas as condições climáticas estão muito semelhantes as do ano passado: baixa quantidade de chuva, nível do Rio Paraguai. Está muito semelhante ao ano de 2020 e a previsão é de que o evento se repita’, diz.

No entanto, como o Pantanal ainda se recupera das queimadas que atingiram grandes extensões, Alexandre explica que a tendência é que a grande quantidade de área não esteja disponível para queimar novamente.

‘A natureza precisa de um tempo para se recuperar, o combustível para o incêndio é a vegetação e como ela não se recuperou ainda, consequentemente haverá menos incêndio’, completa.

O alerta do Governo Federal, apesar de falar sobre a Bacia do Rio Paraná, é válido para todas as regiões de Mato Grosso do Sul. ‘A diminuição das chuvas é generalizada. A gente fala do Pantanal, porque historicamente ele é o local onde mais se pega fogo, mas ano passado tivemos aumento da incidência também na costa leste do Estado’, pontua o analista.

O monitoramento do Prevfogo é diário em cima de dados de calor e localização, além de acompanhar a régua de Ladário, para verificar a altura do nível do Rio Paraguai. ‘As previsões climáticas monitoramos diariamente, mas as ações de execução só começam, de fato, em julho, quando a gente tem possibilidade de contratação das brigadas temporárias’, levanta Alexandre.

Fonte: CGNews


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destakinews Publicidade 1200x90