A Prefeitura de Alto Taquari, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizou nesta terça-feira (18.05) ações alusivas à Campanha Faça Bonito, Dia Nacional de Conscientização e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Pela manhã, foi realizado um Pit Stop em frente ao Paço Municipal, com objetivo de conscientizar e chamar atenção dos munícipes em relação à proteção das nossas crianças e adolescentes. Participaram da atividade as equipes da SMAS, do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), do serviço de Proteção Social Especial, do Conselho Tutelar de Alto Taquari, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes (CMDCA) e da Polícia Militar.
“Lamentavelmente, é um problema que a sociedade enfrenta no cotidiano. Nosso desejo é que não houvesse esse crime hediondo praticado contra nossas crianças e adolescentes, mas existe e, o munícipio precisa fazer a parte dele, conscientizando a comunidade para que também faça a parte dela, denunciando e repudiando qualquer situação contra as crianças”, comentou Marilda Sperandio, prefeita de Alto Taquari.
“É uma campanha em que incentivamos a comunidade para que realmente ‘faça bonito’, que denuncie quem faz qualquer ato contra crianças e adolescentes. Sabemos que os casos contra a crianças e adolescentes aumentaram durante a pandemia, mas não podemos nos calar. Para denúncias temos o Disque 100, os contatos do Conselho Tutelar e do serviço de Proteção Social Especial disponíveis. A campanha não para por aqui. É importante amparar crianças e adolescentes todos os dias”, destacou Vanessa Vieira, secretária municipal de Assistência Social.
Ainda pela manhã, a psicóloga do serviço de Proteção Social Especial, Vanessa Bonadiman, participou de entrevista na Rádio Nova 87,9, para debater sobre o Dia Nacional de Conscientização e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Live
Finalizando as atividades, às 18h30 desta terça-feira será transmitida uma live, por meio do Facebook da Prefeitura Municipal, com foco na discussão de temas em prol da proteção de crianças e adolescentes. Haverá a participação da comandante da Polícia Militar de Alto Taquari, tenente Bruna Karen; do promotor de justiça Dr. Frederico Ribeiro; da psicóloga do Cras Angelita Nunes; da assistente social da SMAS, Silvana Sampaio; e de represente do Conselho Tutelar.
Contatos para denúncia:
• Disque 100
• Conselho Tutelar - (66) 3496.2128 ou (66) 98436.6840
• Proteção Social Especial - (66) 3496.2146 ou (66) 99720.7378
Sobre a Campanha Faça Bonito
A Campanha Faça Bonito, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Anualmente a Campanha tem um dia Nacional de mobilização, o dia 18 de Maio. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A proposta é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Fonte: Prefeitura Municipal de Alto Taquari