16/05/2021 às 10h26min - Atualizada em 16/05/2021 às 10h26min
Chapadão do Céu sofre com seca, produtores ficam apreensivos no aguardo da chuva
Adriano Diogo
Destakinews
Chapadão do Céu vem sofrendo com a falta de chuvas, o milho safrinha já esta com as espigas mais esta na espera de chuva para e granar os grãos.
A nossa reportagem correr no município de Chapadão do Céu e podemos ver que em algumas áreas o milho esta um pouco mais desenvolvido onde a terra tem mais umidade mesmo assim o milho ainda sofre mais não o suficiente para colocar toda a safra em risco, mais ao contrario de outras área que a umidade é muito baixa o milho esta na espera da chuva para finalizar o seu ciclo de produção.
Depois de enfrentar o excesso de chuvas e dificuldade para fazer a colheita da soja e o plantio de milho fora da janela ideal, o clima volta a preocupar os produtores de Goiás.
De acordo com Leonardo Machado, Analista Técnico do IFAG, a condição é crítica em todas as áreas do estado de Goiás, considerando que o milho está na sua fase mais crítica, precisando de umidade para garantir o bom desenvolvimento da safra.
O presidente da Aprosoja Goiás, Adriano Barzotto, confirma que a condição é crítica e a necessidade de chuvas o quanto antes em todo o estado.
Segundo dados da Aprosoja, mais de 50% do milho safrinha foi plantado no mês de março, data em que os trabalhos já estariam finalizados em outros anos no estado.
Segundo o clima tempo as chuvas estão previstas para chegar na região entre os dias 20 e 25 de maio, agora é só torcer para que a safra resista até a chegada da chuva na região, a temperatura caiu um pouco e com isso veio a esperança que estaria vindo ,mais a previsão mostra outro cenário.
Fonte : Adriano Diogo