Destakinews Publicidade 728x90
07/05/2021 às 09h49min - Atualizada em 07/05/2021 às 09h49min

Inovação na bovinocultura de Alcinópolis através do confinamento gera bons resultados: conheça o trabalho realizado na Fazenda Itajobi.

Na manhã de ontem (06/05) a Secretária Municipal de Desenvolvimento Bruna Barbosa, acompanhada do Diretor de Departamento da SEMUDES Rodrigo Louveira, estiveram na Fazenda Itajobi, propriedade do pecuarista Melquior Luiz Battisti. Durante a visita, o produtor rural apresentou os piquetes onde realiza o confinamento de gado da raça Nelore e cruzados em sua propriedade, e quais caminhos está trilhando para trazer inovação e melhor a produção da fazenda.

O confinamento conta com 04 baias, com capacidades estáticas de 350 cabeças. “Anualmente estamos conseguindo fazer de 3 a 4 giros, podendo chegar a abater mais de 1.000 cabeças no ano” disse Melquior. Em conjunto com a equipe técnica, o produtor está selecionando os lotes e conseguindo fazer a terminação desses bovinos em um período de 75 a 80 dias.

O pecuarista também comentou que no período das águas aproveitou para realizar a correção de pastagens, fez coleta e análises de solo, correção com calcário e fósforo e utilizou 3 tipos de capins Massai, Dictyoneura e Braquiária.

Assistência técnica também é um diferencial na hora do planejamento e tomada de decisões, relatou o produtor. A propriedade é atendida pelo SENAR-MS, através do Sindicato Rural de Alcinópolis, bem como pela empresa sul-matogrossense MS FOODS.

Melquior pretende expandir a produção na área do confinamento de bovinos, e investir em outras alternativas de renda para a propriedade, uma delas é a agricultura, onde de olho no campo experimental de soja desenvolvido pelo município em parceria com a Fundação Chapadão, o produtor disse já estar procurando parcerias para realizar a integração lavoura-pecuária em sua propriedade.

A Secretária Bruna disse que produtores como o Sr. Melquior são referências em nosso município onde a inovação e o planejamento fazem toda a diferença na propriedade. “Aqueles produtores que investirem em novas tecnologias de produção e manejo com certeza irão se destacar e conseguirão passar por períodos adversos como os longos meses de estiagem com mais facilidade” comentou a secretaria.

Participaram também da visita o gerente da fazenda, Clébio Pereira e os técnicos da MS FOODS, Marcos e Felipe.

Fonte: Prefeitura Municipal de Alcinopolis


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destakinews Publicidade 1200x90