Destakinews Publicidade 728x90
16/02/2019 às 09h51min - Atualizada em 16/02/2019 às 09h51min

Prisão onde El Chapo pode passar o resto da vida é considerada a mais segura dos EUA;

Como El Chapo tem histórico de fugas de presídios, especialistas recomendam que o traficante fique detido na Supermax, prisão que abriga terroristas e criminosos perigosos.

Caso a Justiça dos Estados Unidos confirme, em 25 de junho, a pena de prisão perpétua ao narcotraficante mexicano Joaquín "El Chapo" Guzmán, provavelmente ele passará o resto da vida no Supermax, presídio federal de segurança máxima no estado do Colorado.
Lá, segundo a agência Associated Press, de acordo com o regime aplicado aos prisioneiros, o narcotraficante ficaria isolado em uma cela com menos de oito metros quadrados, permanecendo 23 das 24 horas do dia confinado. Até as refeições são feitas na solitária, sem contato com os outros presos.

Os outros detentos da Supermax, que abriga 400 presidiários, cometeram crimes gravíssimos e são considerados perigosos para a Justiça norte-americana. Entre eles, estão Zacarias Moussaoui, uma das cabeças por trás dos ataques de 11 de Setembro, em 2001, e Dzokhar Tsarnaev, autor do atentado a bomba na maratona de Boston, em 2013.
Dificilmente, porém, El Chapo vai se encontrar com eles. Aliás, o único contato que o narcotraficante terá com o lado de fora da prisão será uma janelinha com pouco mais de 10 centímetros de largura. – além de uma televisão, a única regalia a que terá direito.
 
À prova de fuga

Funcionários da segurança pública dos Estados Unidos consideram a Supermax a mais intransponível de todos as prisões norte-americanas. Ganhou o apelido de "Alcatraz das Montanhas Rochosas", referência à famosa penitenciária desativada em uma ilha perto de San Francisco, na Califórnia.

Como a maioria das prisões, a Supermax tem guardas armados, cães de guarda, torres de segurança e arame farpado nas cercas. Ainda assim, o isolamento rígido e o mínimo contato com outros detentos dificulta motins ou planos de fuga. Todas as visitas ocorrem atrás de uma grossa camada de vidro para separar o presidiário do visitante.

É por isso que El Chapo provavelmente ficará preso na Supermax. O narcotraficante escapou de duas prisões de segurança máxima no México. Todo traslado do mexicano exige um enorme aparato de segurança para evitar emboscadas ou resgates de aliados.
Assim, o promotor Richard Donoghue disse, no veredito de terça-feira, que o mexicano deve ganhar uma sentença "sem escapatória e sem volta".
 
El Chapo

O júri que analisou as acusações contra o narcotraficante mexicano Joaquín "El Chapo" Guzmán em Nova York o declarou culpado de de todas as dez acusações que havia contra ele, o que deve levá-lo à prisão perpétua – a sentença será lida em 25 de junho.
As acusações pelas quais El Chapo foi condenado são as seguintes:
Engajamento em empreendimento criminoso contínuo
Conspiração internacional para produzir e distribuir cocaína, heroína, metanfetamina e maconha
Conspiração para importar cocaína
Conspiração para distribuir cocaína
Distribuição internacional de Cocaína (4 acusações diferentes)
Uso de armas de fogo
Conspiração para lavar dinheiro proveniente de narcóticos

Joaquín Archivaldo Guzmán Loera nasceu em 4 de abril de 1957 em uma família humilde em La Tuna, pequeno povoado rural de Badiraguato, no pobre e violento estado de Sinaloa. O apelido "El Chapo" significa "o baixinho", em português.
Adolescente, El Chapo foi recrutado pelo chefe do cartel de Guadalajara, Miguel Angel Félix Gallardo, e quando este foi preso em 1989, fundou com três sócios o cartel de Sinaloa, que cresceu de forma metórica até se tornar o maior do mundo.
Com o passar do tempo, El Chapo tornou-se o traficante de drogas mais procurado do mundo, acusado de enviar entorpecentes da América Latina para Estados Unidos, Europa e Ásia.
Até a revista "Forbes" reconheceu o seu sucesso e, até 2013, o colocou em sua famosa lista de bilionários, estimando a sua fortuna em US$ 1 bilhão. Ele permaneceu no ranking por vários anos seguidos.
 
Fonte: G1 Globo
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destakinews Publicidade 1200x90