Destakinews Publicidade 728x90
22/04/2021 às 10h01min - Atualizada em 22/04/2021 às 10h01min

GOIANO DE 19 ANOS COMEMORA APROVAÇÃO PARA MEDICINA EM TRÊS FACULDADES FEDERAIS

O estudante Lucas Gabriel Souza Silva, de 19 anos, foi aprovado para medicina em universidades federais de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Morador de Turvânia, no centro goiano, ele sempre estudou em escola pública e teve de se adaptar às aulas on-line de um cursinho preparatório ao longo do último ano para se manter focado nos estudos durante a pandemia.

"Eu comecei a estudar mais puxado para passar na prova. Eu estudava muito para o Enem. Eu tirei 980 na redação. Estudava seis horas pela manhã assistindo às aulas e umas três horas durante a tarde. Nunca fui muito festeiro, mas já deixei de sair com os amigos, jogar bola e essas outras coisas para estudar", conta o estudante.
O estudante foi aprovado para medicina na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele ainda passou para odontologia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Lucas conta que começou a se dedicar mais aos estudos quando estava no terceiro ano do ensino médio, que terminou no final de 2019. Na época, ele relata que não conseguiu ser aprovado em nenhuma universidade federal, apenas em uma instituição particular.

“É um curso muito caro. Então, eu vim para Goiânia na época e comecei a fazer um cursinho. Só que passou um mês, começou a pandemia. Então, eu voltei para Turvânia e passei a fazer o cursinho pela internet”, disse.

Apesar das aprovações para medicina, o estudante conta que nem sempre teve o sonho de ser médico. Quando era criança, ele queria ser policial e juiz. O gosto pela medicina só veio quando Lucas estava na nona série do ensino fundamental. No entanto, o pai dele sempre "previu" que ele seria médico e o chamava de doutor.

“Desde que eu era pequenininho, meu pai nunca me chamou de Lucas, sempre me chamou de doutor. Quando ele me chama de Lucas eu acho até estranho”, relata o estudante.
Estudante de Turvânia, passou em federais no Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo.

Após as aprovações, o estudante já se decidiu que vai cursar medicina na Unifesp, em São Paulo. Mãe de Lucas, a servidora pública Leila Camila da Silva, de 51 anos, disse que está muito orgulhosa do filho.

“Ele sempre estudou em escolas públicas e sempre gostou muito de estudar, nunca teve preguiça. Em todas as escolas que ele estudou, ele sempre foi o melhor aluno da escola, com as notas mais altas”, se orgulha a mãe.
Agora, Leila não sabe como vai lidar com a distância após a ida dele para São Paulo. Ela brincou que vai ter de se esconder no ônibus para ir junto com o filho.

“Ao invés de comer muito, eu estou comendo pouco. Estou ansiosa demais, mas é bom demais. Eu acho que vou dentro do gavetão do ônibus junto com ele, não sei como eu faço, até hoje ele às vezes pega o colchão e coloca no meu quarto para dormir comigo”, disse a mãe.


Fonte: G1 Goiás
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destakinews Publicidade 1200x90