De 38 amostras de Mato Grosso do Sul analisadas entre os dias 6 e 9 de abril, 82% são da variante do coronavírus denominada P1. As informações são de um estudo genômico realizado por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e apresentados a Secretaria de Estado de Saúde.
De acordo com o site O Correio News, a Secretária Municipal de Saúde, Valéria Lopes, confirmou a circulação desta nova variante em Chapadão do Sul, em entrevista a uma rádio local.
Segundo elas, ao menos 14 casos já foram confirmados, mas esse número deve ser muito maior, pois não são todas as amostras coletas que são feito testa para saber qual é a variante do coronavírus a pessoa contraiu.
A variante, que tem maior transmissibilidade, atinge a população mais jovem, apresenta uma evolução mais rápida da doença e maior gravidade. Além disso, ela tem a capacidade de diminuir a efetividade das vacinas, sendo a maior responsável pelo número elevado de casos e levando a uma necessidade maior de leitos de UTI
Na live desta sexta-feira, para divulgação do boletim epidemiológico, a secretária adjunta de saúde, Dra. Cristine Maymone fez um alerta para a necessidade de se manter os cuidados para evitar o contágio pelo vírus e suas variantes.