29/01/2021 às 09h37min - Atualizada em 29/01/2021 às 09h37min

Enel distribuição Goiás apresenta plano de melhorias para o fornecimento de energia de Chapadão do Céu ao prefeito Eduardo Peixoto

• Entre as ações, estão manutenções corretivas, podas de árvores e limpezas de faixas de servidão. • Companhia também está investindo na instalação de tecnologia na rede elétrica da região.

Destakinews / Enel
A Enel Distribuição Goiás, sensível às solicitações dos clientes de Chapadão do Céu, analisou todo o sistema elétrico que abastece o município e preparou um plano de ações de curto, médio e longo prazo para garantir a qualidade do fornecimento de energia na região. Com esta análise, a companhia identificou pontos com anomalias, como equipamentos deteriorados, cabos bambos, estruturas danificadas ou árvores em contato com a rede, e iniciou as ações necessárias. Ao todo, serão 360 pontos de manutenção e 27 mil metros quadrados de limpeza de faixa, realizada até a primeira semana de abril. O plano foi apresentado ao prefeito Eduardo Peixoto (DEM) hoje (29), durante reunião com comitiva da empresa.
O diretor de Operação e Manutenção da Enel Distribuição Goiás, José Januário, ressalta que adicionalmente às ações de curto prazo, serão instalados mais sete equipamentos telecontrolados no município ao longo deste ano. “Esses equipamentos são comandados à distância pelo nosso Centro de Operações, que fica em Goiânia, e permitem ações imediatas em casos de falhas na rede. Com eles é possível retomarmos o fornecimento de energia, nos casos em que não há nenhum dano estrutural, ou identificarmos e isolarmos o ponto com defeito, deixando o menor número possível de clientes sem o serviço até que os reparos necessários sejam realizados”, completa. Entre 2017 e 2020, a empresa instalou outros 14 equipamentos telecontrolados na região, que já estão em operação.
Ao longo deste ano também serão realizadas inspeções com o uso de helicóptero e equipamentos com termovisão na linha de distribuição de alta tensão que abastece o município. “Essas ações permitem identificar possíveis pontos de defeito e programar as correções necessárias antes que ocorra alguma falha. Além disso, estão programadas manutenções preventivas na Subestação Chapadão do Céu para reforçar a confiabilidade do sistema, acrescenta Januário.
Já para 2022 está prevista a construção de 60 quilômetros de novas redes de média tensão para interligar a Subestação Chapadão do Céu à Subestação Serra Azul, no município de Jataí. “Com essa grande obra, o sistema como um todo ganhará maior flexibilidade, possibilitando que a companhia realize manobras em caso de falhas, reduzindo o número de clientes impactados. Na prática, teremos outra fonte de energia para alimentar a cidade, caso haja falha na primeira”, finaliza o diretor.
A Enel reforça, ainda, que seguirá investindo fortemente em todo o Estado para transformar a realidade do fornecimento de energia em Goiás, além de manter o diálogo constante com os clientes e com as administrações públicas para sempre atendê-los da melhor maneira possível.
Sobre a Enel Distribuição Goiás 
A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.
Fonte : Assecom ( ENEL )
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »