Destakinews Publicidade 728x90
11/01/2021 às 22h06min - Atualizada em 11/01/2021 às 22h06min

60 anos da criação do Parque Nacional das Emas

Sem alarde e no silêncio de suas veredas, quebrado somente pelo canto das aves e o borbulhar das águas, o Parque Nacional das Emas chega aos 60 anos de fundação, carregando uma história de luta pela preservação do cerrado e de todas as espécies de vida que nele habitam.

Possivelmente seu nome tenha origem devido a grande concentração de emas (Rhea americana) na reserva e em seus limites. Consta nos anais de sua história que um fazendeiro de São Paulo, T. Junqueira, após uma visita na área para caçar, ficou impressionado com sua beleza e com a fauna do local. Sugeriu, então, ao fazendeiro e proprietário Filó Garcia que o lugar seria ideal para a criação de um Parque Nacional.

Filó Garcia acatou a sugestão e em uma reunião de municípios, apresentou a sugestão de criação do Parque Nacional das Emas. Em 1960, Coimbra Bueno, senador por Goiás, propôs ao Presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira, também conhecido pelas iniciais JK, a criação da reserva, que se tornou realidade pelo Decreto nº 49.874 de 11 de janeiro de 1961. Em 1962 o Decreto Presidencial 70.375 de 6 de abril alterou os limites iniciais, perdendo o PNE cerca de 50.000 ha.

PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE

Com área de 131.864 hectares o Parque Nacional das Emas está localizado nas divisas de Goiás com o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 86% de seu território concentra-se no município de Mineiros-GO.

Devido à sua extensão, integridade de habitats, riqueza de fauna e flora, incluindo espécies raras e ameaçadas de extinção, o PNE é uma das mais importantes Unidades de Conservação do bioma Cerrado. Além de ser uma importante bacia hidrográfica do Brasil, preservando rios como o Formoso, Jacuba e Taquari.

Paraiso natural dos amantes da natureza, o PNE também atrai cientistas e estudiosos de todo o mundo. Já foram registradas na reserva mais de 350 espécies de aves, sendo 24 endêmicas do cerrado, o maior número de endemismos já encontrados em uma única área protegida. Cerca de 80% da superfície do parque é coberta por áreas abertas de cerrado, composta por campos limpos, campos sujos, veredas e matas ciliares. Esta é uma das poucas áreas banhadas sazonalmente, sendo um dos poucos cerrados inundados que se tem conhecimento.  O parque possui uma rica biodiversidade e espécies como a onça-pintada, tatu-canastra, tamanduá-bandeira, queixada, lobo-guará, anta, veado-campeiro, ema, dentre outros animais e aves belíssimas.

Em 2001 o Parque Nacional das Emas foi elevado à condição de Patrimônio Natural da Humanidade, pela UNESCO, por representar uma das mais importantes Unidades de conservação do cerrado, preservando riquezas da flora e fauna, com a presença de espécies raras e ameaçadas de extinção. Recentemente o PNE foi incluído nas ações prioritárias para conservação da biodiversidade do Cerrado e Pantanal como área de importância biológica extremamente alta.

Fonte: Fernando Brandão (Guia Turísttico de Goiás)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destakinews Publicidade 1200x90