Destakinews Publicidade 728x90
06/10/2020 às 11h30min - Atualizada em 06/10/2020 às 11h30min

Começa no dia 5 de outubro a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite

Acontece, entre os dias 5 e 31 de outubro, a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. Em Mato Grosso do Sul, o público-alvo são as crianças com idade entre 12 meses a menores de 5 anos (4 anos,11 meses e 29 dias), incluindo as 158 mil crianças que já receberam as vacinas anteriormente.
O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses de idade, com a vacina oral poliomielite (VOP0) aos 15 meses e aos quatro anos de idade.
O Dia D da Campanha está marcado para 17 de outubro e a meta é vacinar ao menos 95% das crianças dessa faixa etária.
A Secretaria de Saúde abrirá os seis ESF’s para a vacinação, no horário das 8h às 18h00. A Secretaria informa ainda que será feita a atualização do Cartão de Vacina para crianças e adolescentes de 0 a 15 anos.
Esta estratégia tem como objetivo manter elevada a cobertura vacinal contra a paralisia infantil nos municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite, pois, apesar dos progressos alcançados desde o início do programa global de erradicação da doença, a mesma permanece endêmica em três países (Afeganistão, Nigéria e Paquistão). Além disso, outros países são considerados de risco para o agravo, especialmente naqueles com baixa cobertura vacinal, bolsões de não vacinados e que mantêm viagens internacionais ou relações comerciais com estes países.

Desse modo, reforça-se a necessidade da realização da campanha contra a poliomielite, a fim de captar crianças ainda não vacinadas ou que não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, minimizando o risco de adoecimento dessas crianças e, consequentemente, reduzindo ou eliminando os bolsões de não vacinados.

Fonte: Prefeitura de Chapadão do Sul
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destakinews Publicidade 1200x90