Destakinews Publicidade 728x90
21/09/2020 às 11h07min - Atualizada em 21/09/2020 às 11h07min

Goiânia tem dia mais quente do ano com temperaturas se aproximando dos 40°C

Outro recorde foi batido em Aragarças, que chegou a marcar 41°C - a temperatura mais alta de Goiás registrada em 2020. Apesar de ter chovido em cidades do interior, na capital a previsão é de que chova apenas na terça-feira.

Os termômetros do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) apontaram 38°C em Goiânia, no último sábado (19). Já os termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram 39°C na mesma data. Ambos, no entanto, apontam o dia como sendo o mais quente do ano na capital.

O Cimehgo destacou ainda que, na mesma data, em Aragarças, no oeste goiano, a temperatura chegou a 41°C - a mais alta do estado em 2020. Gerente do órgão, André Amorim afirmou que o início de pancadas de chuva podem amenizar um pouco o calor, mas que, como elas são poucas e instáveis por enquanto, as temperaturas devem continuar altas.

Também segundo ele, é importante ficar atendo à má qualidade do ar que estamos respirando nos últimos dias. Algumas imagens mostram o horizonte nublado, porém, o especialista afirma que, na verdade, o que estamos vendo é a poeira.

Um informativo do Cimehgo publicado nesta segunda-feira (21) indica que essa qualidade do ar em Goiás está piorando por causa da fumaça das queimadas e que pode atingir classificação considerada “péssima” no sudoeste do estado.
 

Entre as consequências dessa situação para a saúde humana estão: “tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta e ainda falta de ar e respiração ofegante”.

A umidade do ar também é preocupante. Na capital, André disse que ela esteve entre 10 e 11% neste final de semana – estado considerado de “emergência”.

Com esses valores abaixo de 12%, os especialistas recomendam:

 

  • que não sejam feitas quaisquer atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h;
  • suspensão de aglomerações em recintos fechados;
  • manter umidade – com umidificadores de ar ou toalhas molhadas – ambientes internos;
  • sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas;
  • tomar água à vontade.
  • Chuvas

     

    Algumas cidades do interior do estado registraram chuvas breves final de semana. Vídeos mostram garoa em Quirinópolis e Aparecida do Rio Doce, por exemplo (assista acima).

    Para Goiânia, a previsão é que chuva chegue na terça-feira (22). No entanto, André alerta que nenhuma dessas chuvas “veio para ficar”. Ou seja, o tempo ainda é de instabilidade e elas devem ser escassas.

    Fonte: G1Goiás


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destakinews Publicidade 1200x90