Destakinews Publicidade 728x90
19/08/2020 às 11h46min - Atualizada em 19/08/2020 às 11h46min

Mais de 40 mil goianos vão fazer a prova de vida do INSS sem sair de casa, diz instituto

Constatação será feita por meio de aplicativo que permite o reconhecimento facial do beneficiário com uso da câmera frontal do celular. De acordo com INSS, primeiros testes serão feitos nos próximos dias.

Mais de 40 mil goianos vão fazer a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sem sair de casa. O exame será feito por meio de um aplicativo do órgão, que permite o reconhecimento facial do beneficiário usando a câmera frontal do celular.

O instituto esclarece que este é um projeto-piloto e que primeiros contatos com os segurados devem ser realizados nos próximos dias, por meio de mensagens enviadas pelo aplicativo "Meu INSS", pela Central 135 ou por e-mail.

O projeto-piloto da prova de vida por biometria facial deve, nesta primeira etapa, receber a participação de aproximadamente 6 mil goianos. Os outros 34 mil vão fazer os procedimentos nas demais fases.

O instituto informa que, durante a fase de testes, poderão ser feitos ajustes necessários para que o procedimento digital possa ser implementado com segurança, posteriormente, para todos os beneficiários.

O INSS destaca que o beneficiário que participar do piloto e realizar a prova de vida por biometria terá o procedimento efetivado, ou seja, não é um teste. Assim, segundo o gerente executivo do INSS Goiânia, Wirley Castro Vargas, o segurado não vai precisar se deslocar até uma agência bancária para o processo.

 

"A gente viu o público vulnerável que o INSS tem. E esse público, muitas vezes, não tem condições de estar comparecendo ao banco. Então, inibe já o risco de o segurado se contaminar nas ruas com essa doença que aflige a cidade”, relata Vargas.

Para realizar a biometria facial, o INSS informou que vai usar a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral. Serão selecionados, portanto, segurados que tenham carteira de motorista e título de eleitor.

A prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético. Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, como forma de dar mais segurança ao próprio cidadão e à União, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

Como vai funcionar

 

A prova de vida digital será feita por reconhecimento facial, com o uso da câmara do celular do cidadão, por meio do aplicativo Meu INSS e do aplicativo do Governo Digital que vai indicar se, de fato, trata-se da pessoa cujo CPF foi informado no cadastramento do INSS.

De acordo com instituto, como se trata de um piloto, o ícone para a prova de vida digital estará disponível no aplicativo do ‘Meu INSS’ apenas para os beneficiários selecionados. Dessa forma, quem receber contato do INSS para participar do projeto terá acesso exclusivo ao serviço.

 

Preocupação com a pandemia

 

Suspensa de março até setembro deste ano devido às normas sanitárias relacionadas à pandemia, a comprovação era feita na instituição bancária em que o segurado recebe seu benefício. Atualmente, o procedimento de prova de vida é presencial, bastando o beneficiário apresentar um documento de identificação com foto - carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros - a um funcionário. Com o reconhecimento facial, esse deslocamento não será mais necessário.

A aposentada Arlinda Cândido de Carvalho afirma que, com a pandemia, ficou preocupada de como seria feita a prova de vida. Ela conta ainda que não teria como ir ao banco e acabar se expondo ao risco de ser contaminada.

“Todo ano eu ia para o banco fazer, depois que começou essa complicação de hoje, eu não saio mais”, conta a idosa.
 

Fonte: G1Goiás


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destakinews Publicidade 1200x90