Destakinews Publicidade 728x90
11/08/2020 às 11h36min - Atualizada em 11/08/2020 às 11h36min

Nova etapa de testagem em massa para detectar a Covid-19 em Goiânia começa no setor Estrela Dalva

Pessoas acima de 12 anos que não apresentem sintomas do coronavírus e que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados poderão fazer os testes de graça, sem agendamento prévio. Testagem acontece em duas escolas.

Uma nova etapa da testagem em massa para detectar casos de coronavírus em Goiânia começa nesta terça-feira (11), no setor Estrela Dalva. Pessoas acima de 12 anos que não apresentarem sintomas da Covid-19 e que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados poderão fazer os testes de graça, sem agendamento prévio.

A testagem, que pode ser feita pelo sistema drive-thru ou a pé, acontece nas Escolas Municipais Stephânia Alves Bispo e Professora Leonísia Naves, das 8h às 17h.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que adquiriu, ao todo, 185 mil testes rápidos que conseguem identificar o vírus no momento da infecção. A população poderá fazer os testes em esquema drive-thru e no interior da escola. O teste é realizado pelo método swab, que coleta material genético pelo nariz.

O superintende de Vigilância em Saúde de Goiânia, Yves Ternes, explica que a região noroeste foi escolhida porque há um número expressivo de moradores internados em tratamento contra a Covid-19.
 

“Nós observamos que as internações por síndrome respiratória gripal aguda grave aumentaram muito naquela região. Então, nós escolhemos a região que engloba vários pequenos bairros para atender a população que tem contato com caso suspeito ou confirmado para Covid”, explica.

 

Pessoas que testarem positivo irão passar por uma consulta, na qual médicos
avaliam o estado de saúde dos infectados e, se for o caso, receitam medicamentos. O paciente também recebe um atestado para cumprir o isolamento domiciliar.

 

Primeira etapa de testagem

 

A primeira etapa de testagem aconteceu no Jardim Guanabara e, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, foram realizados 4,5 mil testes, sendo que 642 deram positivo, o que representa 14,26% do total. Ainda conforme a secretaria, todos que testaram positivo recebem acompanhamento médico e estão isolados em casa.

 

“Nenhum caso se agravou. Todos estão em isolamento domiciliar receberam orientação médica e medicamento quando necessário”, explica Yves.

 

O objetivo da testagem, de acordo com a SMS, é reduzir o número de casos e internações, evitar a disseminação do vírus e diminuir a ocupação de leitos hospitalares na capital.

 

Filas quilométricas

 

No local em que foi feita a primeira etapa de testagem rápida por antígeno para detectar casos de coronavírus, no Setor Jardim Guanabara, em Goiânia, houve o registro de filas quilométricas de pessoas em busca dos exames.

Na última quinta-feira (6), segundo dia de testagens, a fila, tanto para quem estava a pé quanto para quem estava de carro, dava voltas em vários quarteirões.

Testagem rápida

 

Quando: a partir de terça-feira (11)
Horário: Das 8h às 17h
Critérios: Pessoas acima de 12 anos que apresentam sintomas da Covid-19 ou que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados


Locais:

 

  • Escola Municipal Professora Leonísia Naves, Avenida Mangalô esq/c Rua Rosicler, Quadra 1, R. 25 de Março, S/n - St. Morada do Sol;
  • Escola Municipal Stephânia Alves Bispo,Qd. 74, entre as rua VM-03 e VM-, R. Transversal, 12 - Jardim Liberdade.

Fonte: G1Goiás

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destakinews Publicidade 1200x90