Destakinews Publicidade 728x90
30/06/2020 às 11h14min - Atualizada em 30/06/2020 às 11h14min

Sem novo decreto em Goiânia, lojas da Região da 44 reabrem após mais de três meses fechadas

Prefeitura da capital sinalizou que quer seguir recomendação do estado, que prevê fechamento alternado. Comerciantes propõe começar com período de abertura e, depois, fechar por 14 dias.

Após mais de três meses sem trabalhar, os comerciantes da Região da 44, no Centro de Goiânia, reabrem as portas na manhã desta terça-feira (30). A retomada, que já estava programada em decreto publicado pela prefeitura no último dia 19, ocorre após o governo de Goiás publicar outra orientação, determinando fechamento alternado de 14 dias, seguido de outros 14 de funcionamento.

O prefeito de Goiânia Iris Rezende (MDB) havia dito que pretende seguir o que determina o decreto do governo, já que cada município tem autonomia para tomar essa decisão. No entanto, até esta manhã não fora publicada nova ordem municipal.

De acordo com a administração da capital, o prefeito e outras autoridades estão avaliando, nesta manhã, possibilidade de publicação de novo decreto.
 

Os lojistas da Região da 44 vem se preparando para este momento de reabertura. Por meio de nota, a Associação Empresarial da Região da 44 (AER44) detalhou que "empreendedores e lojistas da Região se mobilizaram e se organizaram ao longo da última semana para atender a todas a medidas de segurança sanitária impostas no decreto municipal, o que gerou grande gastos".

 

“Nós vamos acompanhar o decreto do prefeito. Todas as portas estarão abertas, aguardando aqueles que quiserem vir fazer suas compras”, afirmou o presidente da Associação, Jairo Gomes.

 

Diante do decreto do governo, Jair disse que os comerciantes sugerem que uma alternativa seja avaliada para que eles possam continuar funcionando pelos próximos dias.

“Não temos dificuldade nenhuma em atender o governador do estado. Até porque, ele sabe disso, fomos o primeiro segmento empresarial a dar a mão ao governador no fechamento. Agora, o que estamos pedindo e sugerindo ao prefeito: manter os 14 dias, a partir de hoje, aberto e depois vamos analisar para fechar”, explicou.

G1 questionou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Goiânia para saber se essa opção está sendo avaliada ou não durante as deliberações desta manhã e aguarda retorno.
 

Coronavírus x comércio

 

O balanço mais recente da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), divulgado na segunda-feira (29), registra mais de 23 mil casos da Covid-19, sendo mais de 430 mortes. Desde o surgimento dos primeiros casos o funcionamento do comércio foi impedido para não gerar aglomerações, que facilitam a disseminação da doença.

 

O decreto mais recente da prefeitura de Goiânia determinou datas e condições para que as pessoas pudessem voltar às atividades. Comércio varejista e shoppings foram liberados para retomar as atividades no último dia 23.

A reabertura da Região da 44 fora prevista para esta terça-feira, sendo o horário de funcionamento estabelecido no documento entre 9h e 17h.

O local costuma reunir grande número de consumidores. O polo de confecção e moda tem mais de 13 mil lojistas, que empregam mais de 150 mil pessoas.

Fonte: G1Goiás


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destakinews Publicidade 1200x90