Destakinews Publicidade 728x90
12/02/2019 às 16h08min - Atualizada em 12/02/2019 às 16h08min

Todos os negócios terão sua própria inteligência artificial, diz presidente da Microsoft

Em evento da empresa no Brasil, Satya Nadella falou sobre as experiências de IA que estão florescendo no país e anunciou parcerias com centros de ensino para capacitação nessa área.

O presidente da Microsoft, Satya Nadella, esteve em São Paulo nesta terça-feira (12) para um evento focado em inteligência artificial (IA), promovido pela empresa.
Ele fez um balanço da unidade especializada nessa área da Microsoft, que a companhia criou há 2 anos. Segundo ele, empresas e governos irão começar a adotar a IA, cada vez mais rápido, para facilitar processos. “Todos os ramos de negócios terão uma unidade de inteligência artificial. Todos serão capazes de construir aplicações nesse ramo”, disse.
Para demonstrar o impacto que a IA poderá ter no Brasil nos próximos anos, a Microsoft encomendou uma pesquisa junto à Fundação Getúlio Vargas para entender como a entrada dessa tecnologia poderá mudar a economia do país.
A pesquisa apontou que a adoção de tecnologias desse tipo nos principais ramos da economia — como agronegócio, transporte, comunicação, óleo e gás ou setor público, que juntos somam 36,4% do PIB brasileiro — pode impulsionar a taxa de crescimento do país em até 6,43% no acumulado de 15 anos.
Ele também falou sobre exemplos brasileiros que já utilizam inteligência artificial para melhorar seus negócios, em iniciativas como o Rock in Rio, que usa a infraestrutura de nuvem Azure da empresa para operar uma demanda de tráfego de dados muito grande.
Nadella também mencionou o caso do Hospital 9 de Julho, que usa tecnologias de inteligência artificial no cuidado dos pacientes, conseguindo prever e avisar à equipe do hospital quando alguém está prestes a cair, por exemplo.
Parceria com Sesi e Senai
O executivo anunciou também uma continuidade da parceria com os centros de ensino Sesi e Senai no Brasil, para fornecer cursos focados justamente capacitar mão de obra qualificada em inteligência artificial.
“Nossa missão como companhia é fazer dessa tecnologia mais acessível. Estamos fazendo tudo que é possível para deixar essas habilidades em inteligência artificial disponível para as pessoas?”, disse Nadella em apresentação.
A partir desta terça, quatro cursos gratuitos sobre o tema no site do Senai. A plataforma é aberta e pode ser acessada por qualquer interessado em aprender sobre IA.
Os cursos oferecidos são introdutórios à inteligência artificial e à ciência de dados, mas nos próximos meses mais especializados no assunto, para criação de chatbots ou de uso aprimorado das ferramentas Microsoft, serão adicionados ao catálogo.

Fonte: G1 Globo
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destakinews Publicidade 1200x90