24/03/2020 às 17h58min - Atualizada em 24/03/2020 às 17h58min

Prefeitura divulga NOTA INFORMATIVA da saúde para minimizar riscos de propagação de contágio do COVID-19.

A Prefeitura de Chapadão do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou no diário oficial desta sexta-feira, 20, norma informativa com instruções aos servidores municipais de saúde e a todos os munícipes sul-chapadenses sobre as estratégias organizativas de serviços e ações em saúde para minimizar os riscos de propagação de contágio do COVID-19.
A nota determina uma séria de ações e mudanças de protocolo para reorganização com mudanças no ATENDIMENTOS NAS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA, ATENDIMENTO NO HOSPITAL MUNICIPAL, e nos demais estabelecimentos de saúde do município.
Veja a nota abaixo:
Chapadão do Sul, 20 de março de 2020.



NOTA INFORMATIVA Nº 001/2020
 
ASSUNTO: Instruções aos servidores municipais de saúde e a todos os munícipes sul-chapadenses sobre as estratégias organizativas de serviços e ações em saúde para minimizar os riscos de propagação de contágio do COVID-19.
Com a finalidade de proteger a saúde e as vidas das pessoas, visto ao novo cenário em que vivemos com relação ao Coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde através das Coordenações de Atenção Primária, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária, elaborou esta Nota Informativa com ações que serão executadas a fim de minimizar os riscos sanitários de contágio pelo Coronavírus (COVID– 19) no município de Chapadão do Sul. 
  1. Algumas medidas IMEDIATAS tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde:
1.1       Realização de Processo Seletivo em caráter de urgência para contratação de pessoal Técnico em Enfermagem e Enfermeiro para fortalecer as equipes e permitir ampliação de horário de atendimento em unidades de saúde da família estratégicas.
1.2       Reorganização do fluxo de atendimento nos estabelecimentos de saúde.
 
  1. REORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO
 
2.1      ATENDIMENTOS NAS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA
  • Deverão ser priorizados os atendimentos à usuários com sintomas respiratórios, suspeitos ou confirmados de dengue, casos agudos como febre, diarreia e vômitos e/ou outras situações aguda (SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA).
  • Pacientes idosos, portadores de doenças crônicas e gestantes devem ser encorajados a evitarem a procurar as unidades de saúde nos próximos 15 dias para consultas de rotina.
  • Renovação de receitas e entregas de medicamentos dos pacientes com Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus e pacientes em uso de medicação controlada deverão ocorrer para dois meses sempre que possível, na falta do quantitativo necessário orientar retirar no programa farmácia popular os que são dispensados.
  • Atendimento da odontologia será de URGÊNCIA E EMERGÊNCIA nas unidades de saúde, sendo de responsabilidade da equipe de odontologia realizar o acolhimento com classificação de risco deste casos e orientação aos usuários.
  • As visitas domiciliares da equipe de enfermagem e médica que ocorrem semanalmente serão priorizados os casos de Urgência para acontecerem nos próximos 15 dias.
  • As visitas domiciliares realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde continuarão ocorrendo normalmente sendo adotadas as medidas de precaução padrão.
 
2.2      ATENDIMENTOS NO CENTRO DE APOIO ESPECIALIZADO
  • Todos os atendimentos ambulatoriais serão cancelados por 15 dias, salvo os que se descontinuados possam afetar a evolução do tratamento do usuário ou que sejam de caráter de urgência, estes casos serão se reponsabilidade de cada profissional avaliar e agendar. Os agendamentos deverão ser feitos de forma que haja intervalo entre um paciente e outro de 15 minutos para que não ocorra a aglomeração de pessoas na recepção. Pacientes com sinais e sintomas de gripe deverão ser orientados a entrar em contato com a sua unidade de saúde de referência.
 
2.3      ATENDIMENTOS NO CAPS (CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL)
  • Todos os atendimentos NÃO URGENTES e GRUPOS DE TERAPIA serão cancelados por 15 dias. Serão mantidos os atendimentos que caracterizem SITUAÇÕES DE URGÊNCIA/EMERGÊNCIA, sendo estes de reponsabilidade de cada profissional avaliar e agendar. Os agendamentos deverão ser feitos de forma que haja intervalo entre um paciente e outro de 15 minutos para que não ocorra a aglomeração de pessoas na recepção. Pacientes com sinais e sintomas de gripe deverão ser orientados a entrar em contato com a sua unidade de saúde de referência.
 
2.4      ATENDIMENTOS NA ACADEMIA DA SAÚDE
  • TODOS os atendimentos deverão ser suspensos por 15 dias, salvo os que se descontinuados possam afetar a evolução do tratamento do usuário ou que sejam de caráter de urgência, estes casos serão se reponsabilidade de cada profissional avaliar e agendar. Os agendamentos deverão ser feitos de forma que haja intervalo entre um paciente e outro de 15 minutos para que não ocorra a aglomeração de pessoas na recepção. Pacientes com sinais e sintomas de gripe deverão ser orientados a entrar em contato com a sua unidade de saúde de referência.
 
2.5      ATENDIMENTOS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS)
  • Os atendimentos ambulatoriais estão suspensos por 15 dias. As únicas especialidades que manterão seu atendimento conforme já agendado serão ORTOPEDIA, GINECOLOGIA/OBSTETRÍCIA e PEDIATRIA nos próximos 15 dias.  
  • As consultas deverão ser marcadas com intervalo de 15 minutos entre um paciente e outro para que não haja aglomeração de pessoas nos ambientes da unidade.
  • Os agendamentos novos de exames de Ultrassonografia e Raio-X ambulatoriais serão realizados apenas de URGÊNCIA E EMERGÊNCIA para os próximos 15 dias.
  • Os curativos ortopédicos serão realizados mediante agendamento prévio.
  • Pacientes com sinais e sintomas de gripe deverão ser orientados a entrar em contato com a sua unidade de saúde de referência.
 
2.6      ATENDIMENTOS NASF-AB
  • Todos os atendimentos em grupo estão suspensos por 15 dias.
  • Os atendimentos individuais e domiciliares deverão ser avaliados pelos profissionais a urgência para que aconteçam nos próximos 15 dias. Se for necessária a ocorrência dos mesmos os profissionais deverão seguir as recomendações de precauções padrão no domicílio e para atendimento individual na unidade de saúde realizar o agendamento com intervalo de 15 minutos entre os atendimentos para que não ocorra aglomeração de pessoas no ambiente.
  • Pacientes com sinais e sintomas de gripe deverão ser orientados a entrar em contato com a sua unidade de saúde de referência.
 
2.7      ATENDIMENTO REGULAÇÃO MUNICIPAL
  • Os atendimentos ambulatoriais fora do município de Chapadão do Sul estão suspensos por 15 dias, sendo que, os seguintes estabelecimentos de saúde de Campo Grande referência para o município já nos informaram a suspensão de seus atendimentos ambulatoriais por tempo indeterminado:
Ø  Hospital Regional Mato Grosso do Sul;
Ø  Hospital São Julião;
Ø  Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian;
Ø  PRO RENAL;
Ø  CEI;
Ø  CER/APAE;
Ø  REFERÊNCIA SAÚDE DO HOMEM;
Ø  SANTA CASA;
Ø  Conforme a possibilidade de retomar o atendimento convencional os hospitais responsáveis e/ou a regulação municipal de Chapadão do Sul entrará em contato com os pacientes para realizar novos agendamentos e os casos em que manterão algum atendimento estes serão garantidos o transporte a estes usuários de forma consciente.
 
  • Os atendimentos ONCOLÓGICOS serão mantidos conforme agendamento e solicitamos aos pacientes que ao retornarem ao município SE ASSINTOMÁTICOS permaneçam em sua residência por 7 dias e caso apresente alguma sintomatologia, ligar IMEDIATAMENTE para sua unidade de saúde de referência.
  • Os pacientes que realizam acompanhamento em HEMODIÁLISE serão mantidos o transporte e orientamos que caso apresente alguma sintomatologia, ligar IMEDIATAMENTE para sua unidade de saúde de referência.
 
2.8      ATENDIMENTO NO HOSPITAL MUNICIPAL
  • O atendimento do Hospital Municipal continuará 24h/dia todos os dias da semana primando pelos casos de URGÊNCIA/EMERGÊNCIA por meio do ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO, sendo que, os pacientes classificados como AZUL conforme Protocolo do Ministério da Saúde (PACIENTES COM QUEIXAS CRÔNICAS, CONTUSÕES, ESCORIAÇÕES, DOR DE GARGANTA, FERIMENTO QUE NÃO REQUER SUTURA, DOR DE CABEÇA, DOR ABDOMINAL LEVE, DOR DE OUVIDO, DENTRE OUTROS) serão encaminhados para a Unidade de Saúde de referência do usuário para atendimento.
  • VISITAS AOS PACIENTES INTERNADOS: o horário de visitas fica restringido a dois momentos no dia sendo das 14h às 15h e das 19h às 20h, sendo permitido apenas um visitante por horário para cada paciente.
  • TROCAS DE ACOMPANHANTES: a troca de acompanhante será realizada às 7h e às 19h.
Obs: Para ser acompanhante e visitante será realizado uma triagem a fim de avaliar se não está em condições de problemas respiratórios evitando assim a exposição e potencialização da doença.
  • VISITAS RELIGIOSAS: estarão suspensas por tempo indeterminado.
  • CIRUGIAS ELETIVAS:  ficam suspensas todas as cirurgias e procedimentos eletivos agendados pela instituição, devendo tais procedimentos serem remarcados oportunamente após oitiva da Secretaria Municipal de Saúde.
  • As CIRURGIAS DE URGÊNCIA, EMERGÊNCIA, OS PARTOS, bem como PROCEDIMENTOS INVASIVOS de ordem EMERGENCIAL serão realizados normalmente.
  • Os plantões da equipe de enfermagem do período diurno ocorrerão em escala 6h/18h por período indeterminado.
 
2.9      EM TODOS OS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
  • Fica proibida a circulação de vendedores autônomos nos estabelecimentos de saúde.
  • Fica proibido por tempo indeterminado a utilização de utensílios coletivos culturais tais como chimarrão e tereré.
  • Todos os agendamentos e reagendamentos deverão ser preferencialmente realizados via telefone para que não haja o fluxo de pessoas nas unidades de forma desnecessária.
  • Todas estas condutas serão aplicadas a partir do dia 23 de março de 2020 e está passível de alteração no prazo de duração preconizado nesta nota como acréscimo de condutas a serem tomadas.



Fonte: Prefeitura de Chapadão do Sul
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