Destakinews Publicidade 728x90
24/01/2020 às 15h23min - Atualizada em 24/01/2020 às 15h23min

Físico goiano coordena criação de modelo mais preciso de previsão do tempo que será usado pela Nasa

Sistema pode ajudar na prevenção de desastres naturais e também orientar setores da agropecuária, por exemplo.

O físico goiano Saulo Ribeiro de Freitas, de 54 anos, desenvolveu, junto com uma equipe de cientistas do Brasil e dos Estados Unidos, um modelo mais preciso para a previsão do tempo e que será adotado pela Nasa, agência espacial norte americana. O sistema pode ajudar na prevenção de desastres naturais e orientar setores da agropecuária.
Ele explicou que a previsão do tempo é feita com base em modelos matemáticos que usam leis da física. Fornecendo os dados atmosféricos atuais, supercomputadores fazem os cálculos para fornecer projeções futuras de como o tempo vai evoluir, prevendo onde vai chover, os locais que vão esquentar ou esfriar.
“O diferencial agora é produzir informações mais acuradas de como as nuvens e a chuva se formam. Isso requer mais cálculo computacional, mas como os computadores estão cada vez mais potentes, você consegue resolver em tempo hábil. Esse modelo novo é mais sofisticado em termos de ter mais informações de física que o antigo que vinha sendo usado”, explicou.
O físico comparou o sistema desenvolvido a peça do motor de um carro, que é substituída para que o todo funcione melhor. A agência espacial utiliza um modelo chamado Nasa Geos, que analisa diversos aspectos do clima. Já o novo sistema vai substituir o componente que fazia a previsão das chuvas dentro no Geos.
Coordenar um projeto como esse trouxe a Saulo uma sensação de satisfação pelo trabalho desenvolvido e por estar junto com alguns dos principais cientistas do mundo.
“Isso mostra que o Brasil, que estado de Goiás pode produzir ciência de qualidade. Isso pode servir de inspiração”, completou.
O cientista mora dos Estados Unidos desde 2016. As portas da Nasa se abriram para o goiano após ele, em seu doutorado, desenvolver um sistema de monitoramento de queimadas e emissão de fumaça.
“Quando comecei meu doutorado, eu me interessei por essa área de problemas ambientais. Eu desenvolvi um modelo mais completo de previsão do tempo, mas também de previsão de qualidade do ar, verificando os níveis de poluição , a direção e a quantidade de fumaça que está sendo carregada. E esse trabalho pioneiro chamou a atenção da Nasa”, contou.
Desde então, ele coordena a equipe que desenvolve o novo sistema, em uma parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe) e a Nasa. O modelo deve começar a operar no dia 30 de janeiro na agência norte americana. Agora, ele veio ao Brasil para iniciar o processo para que o sistema também seja utilizado no Brasil.

Utilização

O físico contou ainda que os dados gerados terão uso principalmente civil. “Isso pode nortear o agronegócio, que pode saber se um determinado período vai chover muito ou pouco, então pode planejar a época de plantio e colheita. Mas também tem ações para grandes cidades, como Goiânia e São Paulo, que têm adensamento urbano e têm problemas de escoamento. Isso é uma informação importante para nortear ações da Defesa Civil”, explicou.
 

Fonte: G1Goiás
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destakinews Publicidade 1200x90