
Depois disso, o jovem relata que se arrepende da decisão. Segundo ele, estrangeiros são tratados como “descartáveis” e usados para suprir as necessidades das tropas locais, citando brasileiros, colombianos, peruanos e argentinos entre os que estariam nessa situação.
Herik também enviou um recado emocionado para a família em que pede perdão por não ter seguido os conselhos por ter decidido voltar à Ucrânia depois de passar um período no Brasil no ano passado.
— Mãe, me perdoa por não ter escutado o que a senhora disse e por ter voltado para esse inferno. Pense bem antes de vir para cá e perder algo muito maior, que é a sua família. Não compensa vir atrás de dinheiro sujo, um dinheiro que não vale a pena. Não deixe a segurança da sua família para participar de uma guerra que não é sua. — afirma.
Em nota, o ministério destacou que a assistência a brasileiros envolvidos em forças armadas estrangeiras possui particularidades relacionadas às obrigações assumidas no momento do alistamento e às circunstâncias do conflito e desaconselhou a participação de brasileiros em guerras no exterior.
Ao longo da gravação, Herik também faz um apelo para que outros brasileiros não se alistem no conflito em busca de dinheiro. Segundo ele, a promessa de ganhos financeiros não compensa os riscos da guerra nem o sofrimento imposto às famílias de quem decide participar dos combates.
O caso ocorre em meio aos alertas feitos pelo próprio governo brasileiro sobre o recrutamento de cidadãos para atuar em conflitos armados no exterior. Em comunicado divulgado em fevereiro deste ano, o Itamaraty recomendou que brasileiros recusem convites para integrar forças estrangeiras ou aceitar ofertas de trabalho relacionadas à guerra, destacando que pessoas alistadas podem enfrentar dificuldades para deixar os combates e que a assistência consular pode ser limitada pelas obrigações assumidas no momento do recrutamento.
Até o momento, o Itamaraty não informou em que condições Herik está detido nem se há tratativas para uma eventual repatriação do brasileiro.
Com informações de O GLOBO
Mín. 18° Máx. 33°