Destakinews Publicidade 728x90
14/01/2020 às 16h51min - Atualizada em 14/01/2020 às 16h51min

Filho denuncia que hospital entregou o corpo do pai para outra família: 'E se tivessem cremado?'

Caso aconteceu no setor de necropsia do Hospital Araújo Jorge, em Goiânia. Parentes descobriram situação quando foram ao local com a funerária e não encontraram corpo de idoso.

Uma família levou um susto ao perceber que o corpo de um idoso que faleceu na madrugada desta terça-feira (14) havia "desaparecido" do necrotério. O caso aconteceu no Hospital de Câncer Araújo Jorge, em Goiânia. Ao chegarem ao local com a funerária, os familiares de João Alves Vieira, de 77 anos, descobriram que o corpo dele já havia sido entregue para outra família.
O genro do idoso, Rogério Costa, se assustou ao perceber que o corpo não estava lá.
“A gente chegou para buscá-lo por volta das 4h depois de ter feito todo o processo com a funerária, e eu e meu cunhado ao entrarmos lá fomos verificar o corpo, se estava lá realmente e não estava (...) Foi um susto para a família”, disse.
O Hospital de Câncer Araújo Jorge afirmou, em nota, que "o protocolo de segurança foi seguido corretamente com a adequada identificação dos corpos" e que, diante dessa situação, o erro foi da outra família que não soube reconhecer o corpo correto. Disse ainda que a instituição prestou todo o apoio necessário durante o episódio e que não houve falha por parte do hospital.
Segundo Rogério, ele e o cunhado precisaram abrir todos os sacos mortuários que estavam no necrotério para procurar pelo corpo, que já não estava mais lá. A confusão, segundo ele, aconteceu porque a segurança do hospital liberou a entrada de outra funerária sem solicitar a documentação necessária e sem fazer o controle dos corpos que saem do necrotério.
“Tinham liberado pra outra pessoa, aliás, o hospital não liberou, a guarita pediu acesso para pegar determinado corpo, chegando lá pegou sem a autorização do hospital, sem verificar se era realmente o corpo certo, porque tinha que conferir, tinha que ter um procedimento padrão”, comentou.

Destroca e indignação

Os parentes do idoso só conseguiram localizar o corpo após checarem a planilha do segurança do hospital que continha o registro da entrada de outra funerária, por volta das 2h30. Com essa informação, eles conseguiram entrar em contato com a outra família para explicar o equívoco. Por volta das 6h, os corpos foram destrocados.
Claudionor Alves Vieira, filho do idoso, lamentou a situação e questionou o que poderia ter ocorrido caso ele e o cunhado demorassem um pouco mais para buscar o corpo do pai.
“E se o corpo tivesse sido cremado, por exemplo, ou se a gente tivesse demorado mais a ir lá, já que a documentação é demorada, graças a Deus a gente resolveu logo e fomos cedo. A pergunta pro hospital é: ‘Se tivesse cremado o corpo do meu pai, e aí?”, questionou.
Ele também afirmou que não havia nenhum funcionário no setor de necropsia do hospital para checar a documentação necessária e liberar o corpo. Para ele, o que aconteceu foi “inadmissível”.
“Nossa indignação é que isso não aconteça com outra família. Um absurdo desse aí. A gente está totalmente transtornado”, afirmou.

Nota do Hospital de Câncer Araújo Jorge:

"1. Na madrugada do dia 14.01.2020, às 2h40, nossa equipe recebeu a solicitação de liberação do corpo do paciente J. A. F., trazida pelo agente funerário e mais 3 familiares do paciente.
2. O processo de liberação de corpo exige, impreterivelmente, o reconhecimento deste por parte de familiares, o que ocorreu igualmente neste caso. Especificamente, o irmão de J.A.F. foi quem reconheceu o corpo.
3. Por volta das 5h, recebemos uma nova família, também com uma solicitação de liberação de corpo referindo-se ao paciente J. A. V. (nome muito semelhante ao do outro paciente). No entanto, os familiares não reconheceram o corpo.
4. Diante disso, nossa equipe de enfermagem prontamente acionou a funerária que havia levado o corpo às 2h40 da manhã para que fosse corrigida a falha anterior.
A Diretoria Técnica do Hospital de Câncer Araújo Jorge reitera:
1. O protocolo de segurança para evitar este tipo de transtorno foi seguido corretamente com a adequada identificação dos corpos e sacos mortuários, mas os familiares do paciente J.A.F., diante de uma situação de fragilidade e dor, acabaram reconhecendo o corpo errado como sendo do seu familiar.
2. A instituição prestou todo o apoio necessário durante o episódio e reitera que não houve falha no processo por parte da instituição e reitera protestos de pesar às famílias."
 
Fonte: G1Goiás
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destakinews Publicidade 1200x90