Destakinews Publicidade 728x90
06/11/2019 às 15h43min - Atualizada em 06/11/2019 às 15h43min

Produtores do Assentamento Aroeira receberam capacitação para produção de hortaliças orgânicas

Foi realizado na ultima quinta-feira, 31, no Assentamento Aroeira o curso de Produção de Insumos Orgânicos – Recomendação sobre preparo e manejo para produção de hortaliças orgânicas através do Programa Cidade Empreendedora do SEBRAE e Secretaria de Desenvolvimento Economico e Meio Ambiente – SEDEMA.
O curso teve duração de oito (08) horas e foi ministrado pelo Engenheiro Agrônomo Elio Sussumu Kokehara consultor do SEBRAE – MS que contou com o apoio dos técnicos da SEDEMA, Clederson Marchi (Técnico em Meio Ambiente) e Tarcisio José Agnes (Técnico em Agropecuária).
Participaram do curso seis (06) produtores sendo: Izaura Marinho Barbosa que cedeu espaço para realização do curso, Maria Olimpia de Freitas, Edemar Waldow, Valderi Numes de Freitas, José Faustino de Oliveira e Laide Aleixo.
            A produção de hortaliça desses produtores é consumida na merenda escolar do Municipio que faz a aquisição através do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). A secretaria de Saúde tambem utiliza as hortaliças para o preparo de refeições no Hospital Municipal, alem da Secretaria de Esporte e Cutura e a Secretaria de Assistência Social que compram através do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).
Os insumos orgânicos preparados foram:
Extrato Vegetal de Pimenta de Macaco
Planta do cerrado e ultizizada como condimento com varias composições quimicas, óleos essenciais, alcalóides, flavonoides e ácidos graxos insaturados, apresenta excelente resultado no controle de lagarta do cartucho do milho. Parte utilizada da planta folhas e frutos.
Extrato Vegetal de Mamona
Planta muito tóxica e geralmente utilizada para extração de óleo e como alimento animal. É comum a elaboração da Torta de mamona, ultizada como adubo, é uma excelente fonte de nitrogenio alem de apresentar propriedades inseticidas e nematicidas. Parte utilizada da planta folhas e sementes.     
Extrato Vegetal de Nim
Utilizado há séculos em sua região de origem, na medicina humana e animal. Na agicultura, pode ser utilizado para o controle de insetos praga. Apresenta ação nematicida, e atua sobre alguns fungos e bactérias alem de fertilizante. Parte utilizada da planta folhas e sementes.
Vacina do solo
Tratamento de solo com calda viçosa desenvolvida a partir da calda Bordalesa pela Universidade Federal de Viçosa. É recomendada para tratamento de diversas doenças existente no solo.  
Inoculante EM-4
Microrganismos Eficazes (EM-4) são um conjunto de microrganismos que vivem no solo naturalmente fértil. Nele coexistem mais da 10 generos e 80 espécies de microrganismos chamados de eficazes, pois agem no solo, fazendo, com que a sua capacidade natural tenha plena ação. Pode-se dizer que o EM é constituido basicamente pro quatro grupos de microrganismos que são: levedura, actinomicetos, bactérias produtoras de ácido lático e bactérias fotossintetizantes. É utilizado para acelerar a decomposição da matéria organica do solo.
Bokashi em pó
É um estimulador que aumenta e recupera a atividade biológica do solo, resultando em melhoria das condições fisicas (porosidade maior capacidade de reter água), biológica (melhor equilbrio biológico e menor infestação de doenças) e quimica (menor perda e maior disponibilidade de nutrientes no solo).
Segundo o consultor Elio esses insumos orgânicos produzidos auxiliará os produtores a diminuir o custo de produção, uma vez que diminuirá a utilização de agro quimicos e consequentemente irão oferecer produtos mais saudáveis para o consumo. 
 
Fonte: Prefeituras de Chapadão do Sul
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destakinews Publicidade 1200x90