
Uma explosão seguida de um incêndio na noite de quinta-feira (13) em uma casa no Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo, deixou uma pessoa morta e ao menos dez feridas.
O cenário é de destruição na esquina da Avenida Celso Garcia com a Avenida Salim Farah Maluf, importantes corredores da região que concentram muitos comércios e grande fluxo de veículos e dão acesso a bairros populosos.
Entre os feridos que precisaram ser atendidos em hospitais, há uma mulher que teve traumatismo craniano, um homem ferido na mão, outro com sangramento no ouvido e um jovem de 19 anos com escoriações. Outras seis pessoas com ferimentos leves não precisaram ser encaminhadas a hospitais.
Os bombeiros foram acionados para a ocorrência às 19h45. A corporação constatou que a explosão veio de uma casa que armazenava fogos de artifício - a pessoa que morreu morava no local.
A causa do acidente será investigada. Os bombeiros informaram que ainda não é possível dizer que se tratava de um depósito clandestino de fogos.
Ele ressaltou, no entanto, que há a suspeita de que os fogos seriam usados em balões.
"Evidências mostram, e passamos para a Polícia Civil, que seriam fogos que seriam usados em balões. Ainda não sabemos a causa da explosão".
Em imagens obtidas pela TV Globo, é possível observar uma enorme nuvem de fumaça e moradores de prédios próximos ao local assustados com a explosão. Também dá para ver fogos de artifício estourando próximos a um edifício.
O morador Fabio Rubemar, que já trabalhou como fotógrafo por 8 anos, registrou do 18º andar de um prédio o momento da explosão. Ele contou ao g1 que o forte barulho parecia atentado.
Segundo ele, a explosão durou vários minutos. “Foi uma loucura, porque ficou por uns cinco minutos explodindo e logo já vieram sirenes junto. Graças a Deus, tem uma base do bombeiro do lado”, ressaltou.
A Defesa Civil concluiu a vistoria na madrugada desta sexta-feira (14) e interditou 21 imóveis próximos. Os moradores foram levados para casas de familiares.
Segundo moradores, o impacto quebrou vidros de vários apartamentos num prédio que fica próximo ao local da explosão. Carros estacionados nas ruas do entorno do local que explodiu também foram danificados.
"Eu estava na cama vendo novela. Só ouvi um barulho terrível e a janela voou, a cortina caiu, caiu tudo, e um pó terrível entrou no meu quarto", afirmou uma moradora à TV Globo.
Mín. 19° Máx. 39°



