18/10/2019 às 14h48min - Atualizada em 18/10/2019 às 14h48min

Imposto de Renda Solidário: seja amigão das crianças e adolescentes e idosos

Você sabia que parte do Imposto de Renda que você paga pode ficar no município e ser destinado às entidades que desenvolvem ações com crianças e adolescentes e idosos de Chapadão do Sul?
SEJA VOCÊ TAMBÉM UM AMIGÃO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES E IDOSOS!
Esta doação é estabelecida pela Lei 8.069/90, e não gera ônus para quem colabora, os valores doados são abatidos no valor que o contribuinte já paga do Imposto de Renda.
Os contribuintes que antecipam o pagamento do Imposto de Renda contribuem da seguinte forma:
Pessoas Físicas: devem declarar em formulário completo e podem repassar ao FMDCA ou para o FMDI– Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Fundo Municipal dos Direitos do Idoso 6% do Imposto de Renda devido.
Pessoas Jurídicas: devem declarar pelo sistema de lucro real e podem destinar ao FMDCA ou FMDI até 1% do Imposto de Renda devido.
 
Os contribuintes que declararem o Imposto de Renda dentro do período estabelecido pela Receita Federal (no ano seguinte ao exercício declarado) deverão cumprir os mesmos requisitos citados acima, mas a contribuição será de 50% do valor ou seja: Pessoas Físicas: podem destinar até 3% do Imposto devido; Pessoas Jurídicas: podem destinar até 05% do Imposto devido
Os recursos serão destinados para o FMDCA ou FMDI – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fundo Municipal dos Direitos do Idoso, que é gerido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso que tem composição paritária entre sociedade civil e membros governamentais, as entidades inscritas apresentarão projetos que serão analisados, se aprovados os recursos serão destinado às entidades para execução das ações propostas. O Conselho também fiscaliza a execução destes recursos.
Esta é uma forma do contribuinte poder acompanhar de perto a utilização do seu imposto e beneficiar diretamente as crianças e adolescentes desta cidade, consequentemente atendendo seus filhos, sobrinhos, vizinhos, e demais crianças sul chapadenses.
Haverá no próximo dia 24, o lançamento da campanha a partir das 17 horas, no CONVIVER.
Procure seu contador e peça para que ele faça o tramite necessário. É rápido, simples e você ainda irá ajudar nossas crianças e adolescentes sem precisar tirar dinheiro a mais do bolso. Você apenas irá destinar o que iria para o Leão ao fundo!
 
Fonte: Prefeitura de Chapadão do Sul
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »