Destakinews Publicidade 728x90
23/09/2019 às 15h15min - Atualizada em 23/09/2019 às 15h15min

Exposição de Sebastião Salgado em basílica italiana alerta sobre ameaças à Amazônia

Evento ocorreu na cidade de Assis no domingo, véspera de uma cúpula climática da Organização das Nações Unidas.

Centenas de pessoas enfrentaram a chuva na noite de domingo (22) para ver fotos da Amazônia feitas pelo fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, expostas na Basílica de São Francisco de Assis, na Itália, e ter a chance de ouvi-lo falar sobre as ameaças enfrentadas pela região.
As imagens em preto e branco mostraram povos nativos da Amazônia, enquanto músicas clássicas do compositor Heitor Villa-Lobos tocavam ao fundo, de acordo com a Reuters.
A projeção, que durou 25 minutos, mostrou o resultado de um trabalho de sete anos. Durante esse período, ele viveu em 12 tribos da Amazônia.
Dirigindo-se ao público, Salgado disse que aquele é "o modelo econômico predatório que está em todo lugar do mundo. Nosso sistema de agricultura, nosso sistema industrial, nosso sistema de consumo que causaram a destruição da Amazônia".
O evento ocorreu na cidade de Assis na véspera de uma cúpula climática da Organização das Nações Unidas (ONU) e foi um de muitos ao redor do mundo para atrair atenção às mudanças climáticas e a outras questões ambientais. O fotógrafo afirmou que o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, não pode ser completamente responsabilizado pela destruição da floresta amazônica, que começou há décadas. Porém, o fotógrafo criticou as políticas agrárias do presidente que, segundo ele, aceleraram o processo de destruição das matas.
São Francisco de Assis escreveu o Cântico do Irmão Sol, uma oração em louvor à criação que se refere ao irmão Sol e à irmã Lua e é uma referência para ambientalistas católicos e não católicos.
Bispos católicos da Amazônia devem se reunir no Vaticano no próximo mês para debater o futuro da Igreja na região. Salgado saudou o encontro e disse que os religiosos deveriam discutir formas de introduzir um modelo econômico duradouro para proteger a floresta tropical.
"Caso contrário, ela nunca será protegida. Nós vamos perder a floresta. Pode ser em 10 anos ou pode ser em 20 anos, mas vamos perdê-la", disse.
 
Fonte: G1Goiás
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destakinews Publicidade 1200x90