Destakinews Publicidade 728x90
12/09/2019 às 14h18min - Atualizada em 12/09/2019 às 14h18min

Chapadão do Sul está de braços abertos para te ouvir: Caminhada em Prol da Valorização da Vida reunião população sul-chapadense

No dia Mundial de Valorização da Vida, 10 de setembro, a Prefeitura de Chapadão do Sul através da Secretaria de Saúde, em parceria com Secretaria de Cultura e Esporte e Secretaria de Educação, realizou uma caminhada alusiva ao Setembro Amarelo.

A ação iniciou às 7h30, em frente da Prefeitura de Chapadão do Sul, com a presença de mais de 100 pessoas, utilizando a cor amarela em prol da ação. 
O prefeito de Chapadão do Sul João Carlos Krug fez uso da palavra e ressaltou a importância dos profissionais da saúde do município em identificarem as pessoas que precisam de auxilio psicológico e psiquiatra para encaminhar aos ESF’s do município, para receberem a ajuda tão necessária. Além disso, o prefeito parabenizou os organizadores e todos os participantes pelo empenho nesta importante ação.
Na ação também estava presente o vice-prefeito, João Buzoli, que também é médico, ele em sua fala advertiu sobre a importância do atendimento urgente para as pessoas que pensam em suicídio, se colocando à disposição para auxiliar no encaminhamento dos atendimentos psiquiátricos e psicológicos. Ele também parabenizou o trabalho da médica psiquiátrica que atende na UBS e no CAPS de Chapadão do Sul, Lorena Marques, e das psicólogas do município. 
Na oportunidade, a secretária de Saúde Mara Núbia lembrou que esse gesto no dia mundial de Valorização da Vida é um recado que a Secretaria passa a toda população para que procurem ajuda quando precisarem, lembrando que problemas psicológicos são tão prejudiciais quantos problemas físicos. 
Após, o grupo realizou a caminhada passando pela Secretaria de Cultura e Esporte e finalizando a ação na Praça de Eventos.
No local, foram recebidos por apresentações realizadas pelo Projeto Música e Arte da Secretaria de Cultura e Esporte. A primeira apresentação foi da cantora do Projeto, Maria Luiza, que cantou a música Amianto, que fala sobre o suicídio. Após, foi realizado a apresentação de uma Peça Teatral com a mesma temática, que emocionou todo o público presentes e deixou a reflexão da importância de ouvir o próximo e ajuda-lo. 
Ao final, teve a grande roda onde as pessoas deram as mãos em um grandioso ato simbólico de ajuda ao próximo, ao som da música Trem Bala.
Setembro Amarelo 
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).
A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.
Precisa de Ajuda?
Falar é a melhor solução: por isso, procure a ESF mais próximo da sua casa. Conforme as suas necessidades o médico encaminhará para atendimento psiquiátrico ou psicológico. 
Os sintomas comportamento suicida normalmente surge como consequência de uma doença psicológica não tratada, como é o caso da depressão severa, síndrome do estresse pós-traumático ou esquizofrenia, por exemplo.
Este tipo de comportamento tem sido cada vez mais frequente em pessoas com menos de 29 anos, sendo uma causa de morte mais importante que o vírus do HIV, afetando mais de 12 mil pessoas, por ano, no Brasil.
Se acha que alguém pode estar apresentando sinais de comportamento suicida, confira os sinais que consegue observar: 
Tristeza excessiva e falta de vontade para estar com outras pessoas
Alteração repentina do comportamento com uso de roupa muito diferente do habitual, por exemplo
Tratar de vários assuntos pendentes ou fazer um testamento
Demonstrar calma ou despreocupação depois de um período de grande tristeza ou depressão
Fazer ameaças de suicídio frequentes
Este tipo de comportamento pode ser evitado, especialmente quando os familiares ou amigos conseguem identificá-lo e ajudam a pessoa a iniciar tratamento adequado. Isto porque, na maior parte dos casos, a pessoa já não é capaz de identificar outras soluções para a crise emocional que está passando. Uma boa opção é ligar para o Centro de Valorização da Vida, discando o 188.
Fonte: Prefeitura de Chapadão do Sul
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destakinews Publicidade 1200x90