Destakinews Publicidade 728x90
02/09/2019 às 15h00min - Atualizada em 02/09/2019 às 15h00min

Furacão Dorian é reclassificado como de categoria 4; primeiro-ministro das Bahamas diz que devastação é 'sem precedentes'

Cruz Vermelha afirma que 13 mil imóveis foram destruídos ou ficaram muito danificados após a tempestade chegar ao arquipélago no Atlântico.

furacão Dorian foi reclassificado, na manhã desta segunda-feira (2), como de categoria 4, segundo a última atualização do Centro Nacional de Furacões em Miami.
No domingo (1º), ao tocar o solo nas Bahamas, os ventos do furacão alcançaram uma velocidade de 295 km/h, que colocaram Dorian na categoria 5, a mais alta da escala utilizada pelos especialistas.
"Independentemente da categoria, independentemente da trajetória, haverá impactos", afirmou Ken Graham, diretor do Centro Nacional de Furacões, em transmissão ao vivo.
O furacão deve permanecer nas Bahamas pelas próximas 12 ou 24 horas, segundo um especialista do centro.
O primeiro-ministro do país, Hubert Minnis, afirmou mais cedo nesta segunda (2) que a devastação causada pelo Dorian, o furacão mais intenso deste ano, é “sem precedentes”. O furacão passava nesta manhã por Grand Bahama.
“Grand Bahama ainda está sentindo o impacto do #HuricaneDorian de categoria 5. Com base em relatos de Ábaco, a devastação é sem precedentes", disse o premiê no Twitter, sem divulgar balanço de estragos ou vítimas.
No domingo, o premiê já tinha afirmado que o país enfrentava um furacão como nunca foi visto em sua história. "Provavelmente, é o dia mais triste da minha vida ", afirmou durante entrevista coletiva.
O Centro Nacional de Furacões estendeu o alerta de furacões para o norte da Flórida e uma parte da Geórgia, nos Estados Unidos. O alerta de tempestades também foi estendido na costa dos dois estados, que podem ter ondas de até 2 metros.
O furacão deve continuar a trajetória na costa americana até o fim desta semana, e, possivelmente, também no fim de semana.
O risco de chuvas fortes, capazes de provocar inundações perigosas, deve aumentar até sexta-feira (6)) em algumas partes da costa sudeste (Flórida e Geórgia) e do sul dos estados do Meio-Atlântico (como as Carolinas do Sul e Norte).

Ventos continuam

O furacão, que tocou o solo em Ábaco, no domingo (1º), continua provocando ventos mais fracos e chuvas no arquipélago que tem mais de 700 ilhas no Atlântico. "Dorian continua sendo uma tempestade extremamente perigosa. Nosso foco agora é resgate, recuperação e oração”, declarou o premiê.
A Federação Internacional da Cruz Vermelha afirmou que 13 mil imóveis ficaram destruídos ou muito danificados, de acordo com a CNN. As enchentes provocaram ainda a contaminação da água potável.
Nesta segunda (2), o olho do furacão está em Grand Bahama. O Centro Nacional de Furacões alertou a população de Ábaco e Grand Bahama para que permaneça nos abrigos, porque os fortes ventos ainda podem colocar vidas em risco.
Furacão Dorian atinge as Bahamas com ventos de quase 300 km/h e deixa EUA em alerta
Bom Dia Brasil
00:00/02:01
Dorian avança lentamente, a 1,6 km/h, em direção à costa dos Estados Unidos, onde deve chegar entre esta noite e a madrugada de terça-feira (2). Pode ser que o olho do furacão não toque o continente, mas ainda é difícil prever com que intensidade atingirá a Flórida.

Sem luz ou telefone

Moradores de Ábaco enfrentam as consequências das enchentes e meteorologistas do Centro Nacional de Furacões alertaram para ondas de cinco a sete metros de altura.
O jornal local "The Tribune" informa que a eletricidade em Ábaco foi cortada e o serviço de telecomunicações foi interrompido.
Moradores de Ábaco enfrentam as consequências das enchentes e meteorologistas do Centro Nacional de Furacões alertaram para ondas de cinco a sete metros de altura.
O jornal local "The Tribune" informa que a eletricidade em Ábaco foi cortada e o serviço de telecomunicações foi interrompido.
O Centro Nacional de Furacões informou que, ao tocar a terra nas Bahamas, o Dorian igualou o recorde de furacão mais potente do Atlântico, ocorrido na mesma época do ano em 1935. Ele foi batizado de "Dia do Trabalho" (que se comemora em setembro nos Estados Unidos).
Desde que se começaram os registros, nunca um furacão de categoria 5 havia atingido as Ilhas Ábaco.
 
Fonte: G1
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destakinews Publicidade 1200x90