Destakinews Publicidade 728x90
15/08/2019 às 14h24min - Atualizada em 15/08/2019 às 14h24min

Bombeiros suspeitam que falha em equipamento pode ter causado queda de paramotor que matou casal em Caldas Novas

Segundo tenente, aparelho que devia ficar preso à asa se soltou. Porém, somente Cenipa vai definir se item apresentou defeito ou foi mal colocado. Vítimas iam se casar no dia em que foram achados mortos.

O Corpo de Bombeiros suspeita que uma falha de equipamento pode ter causado a queda do paramotor que matou um casal em Caldas Novas, região sul de Goiás. Os corpos de Vitória Carolina Gonçalves, de 21 anos, e Marley de Sousa Rego, de 35, foram enterrados um do lado do outro, na manhã desta quinta-feira (15), no cemitério da cidade.
Os dois iriam se casar na quarta-feira (14), no dia em que seus corpos foram localizados, em uma mata às margens da GO-309. A queda ocorreu na noite anterior.
De acordo com o tenente João Cunha, que foi até o local onde ocorreu o acidente, um dos equipamentos, que é preso à asa, pode ter se desprendido.
"Uma das asas soltou do equipamento de acoplagem que são os dois mosquetões. Cada asa é presa por dois mosquetões, que seria um principal e um backup. Ao que tudo indica é uma das asas soltaram", afirma.
Apesar disso, somente a apuração feita pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) vai definir quais foram as reais causas do acidente e se o equipamento estava com defeito ou se foi mal colocado pelo piloto.
G1 entrou em contato com a Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo Cenipa, por email, às 9h38 desta quinta-feira, e aguarda retorno.
A Polícia Civil também vai apurar o caso. O delegado Gustavo Carlos Ferreira disse que vai inquirir tstemunhas nos próximos dias.
"Também já fizemos a perícia no local e estamos aguardando os laudos sobre as causas da morte. O intuito definir de quem foi a responsabilidade pela queda", pontua.

Normas

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), paramotores estão incluídas na prática de "aerodesporto" e tem possuem regimento próprio dentro da instituição.
Porém, a habilitação para pilotar nesta modalidade não está inserida nesse regimento, nem tampouco são obrigatórias.
Por outro lado, a Anac orienta aos interessados na prática que "busque se habilitar por meio de associações aerodesportivas reconhecidas no mercado".
Familiares disseram que Marley havia feito um curso de instrução há pouco mais de seis meses e que essa seria a segunda vez que o casal sobrevoava junto.

Passeio e queda

Segundo os bombeiros, Marley e Vitória decolaram de Caldas Novas na tarde de terça-feira (13) com destino a uma fazenda, em Pires do Rio, onde pousariam.
Um vídeo chegou a ser feito pelo casal, momentos antes da queda. Nele, o casal aparece sorridente.
Informações passadas à polícia dão conta que cerca de 30 minutos depois da decolagem, o casal perdeu o contato que fazia com os amigos. As buscas pelos dois começaram ainda durante a noite.
"Um amigo deles nos informou que percebeu que o casal não tinha chegado ao destino. Então, hoje [quarta] pela manhã, fizeram um voo pela rota que eles teriam feito e encontrou o parapente", disse o major Adriano Lourenço dos Santos, subcomandante dos bombeiros.
 
Fonte: G1Goiás
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destakinews Publicidade 1200x90