
Ontem, 11 de maio foi o último dia da lua crescente, deste mês, portanto, hoje, 12 de maio teremos lua cheia. No último dia da lua crescente, já conseguimos visualizar o nosso satélite natural perfeitamente.
A noite de ontem (11), o céu esteve encoberto, em Chapadão do Sul, a partir de aproximadamente 19 horas, e quase foi impossível de visualizar a lua. Ocorre que por volta das 18h15, o céu estava parcialmente encoberto e em determinados momentos, podemos ver a lua perfeitamente.
Internauta, leitor do Jovemsulnews nos enviou fotos da lua, que para ele são intrigantes. Aparecem na imagem, duas “manchas” brancas embaixo da lua (sul), o que aparentemente não seria normal. Esse internauta solicitou investigação e explicações para o que normalmente não se via em nosso satélite.
Na manhã desta segunda-feira, 12 de maio, enviamos as imagens para a Divisão de Divulgação e Popularização da Ciência, do Observatório Nacional e estamos aguardando um parecer daquele órgão, sobre as curiosas imagens capturadas em Chapadão do Sul.
Hoje (12) já estamos na fase lua cheia, dede as 13h55. Neste momento, 16h53, o céu está parcialmente encoberto, poucas nuvens no céu e possibilidade de avistarmos o satélite perfeitamente a olho nu, a partir de aproximadamente 18 horas, quando poderemos começar a observar a lua e conferir se ainda está com as “manchas” claras fotografadas ontem.
Até o fechamento desta matéria não recebemos o parecer do Observatório Nacional sobre o possível fenômeno.
Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli)
Mín. 19° Máx. 39°



