Destakinews Publicidade 728x90
07/08/2019 às 10h31min - Atualizada em 07/08/2019 às 10h31min

Sicredi encerra participação na Conferência Mundial do Woccu, maior evento do segmento de Cooperativismo de Crédito do mundo

Comitiva da instituição participou de debates, palestras e dinâmicas sobre tecnologia, governança, sustentabilidade, inovação e liderança de mulheres e jovens

O Sicredi, instituição financeira cooperativa, encerra mais uma participação na Conferência Mundial do Woccu (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito), maior encontro do segmento no mundo, realizado entre os dias 28 e 31 de julho, em Nassau, nas Bahamas. Uma comitiva de 134 integrantes, entre dirigentes, executivos, colaboradores e associados ao Sicredi, se uniu aos cerca de 2 mil representantes de cooperativas de crédito de mais de 50 países para uma extensa agenda sobre iniciativas que podem melhorar a vida das pessoas por meio do cooperativismo.
 
A participação dos jovens e das mulheres no segmento, sustentabilidade, governança e inovação foram os principais eixos temáticos das atividades que contaram com a presença do Sicredi durante a programação. "Foi uma oportunidade para apresentar ao mundo o que estamos fazendo no Brasil e para entendermos melhor de que forma as cooperativas estão atuando fora do país em campos muito importantes como o da tecnologia, do marketing e da sustentabilidade, por exemplo. Esse tipo de troca é fundamental para que possamos continuar levando as melhores práticas para o nosso Sistema, e, por consequência, entregar cada vez mais valor aos nossos associados", resume Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da SicrediPar, da Central Sicredi PR/SP/RJ e conselheiro do Woccu, que representou a instituição em um painel global sobre iniciativas de sustentabilidade e inclusão socioeconômica, realizado no terceiro dia da Conferência.
 
O crescimento no número de associados do Sicredi no Brasil rendeu à instituição o prêmio Growth Award durante a Conferência. Recentemente, o Sicredi ultrapassou a marca de 4 milhões de associados (crescimento de mais de 77% entre 2012 e 2018) e já conta com mais de 26 mil colaboradores e 1.736 agências em mais de 1.300 cidades brasileiras. "O crescimento contínuo da instituição é o resultado do esforço e participação diária dos nossos colaboradores e associados", celebra Dasenbrock.
 
No Future Forum, agenda com lideranças das principais cooperativas de crédito do mundo que teve o presidente executivo do Banco Cooperativo Sicredi, João Tavares, como facilitador, representantes do Sicredi debateram temas como "Liderança Estratégica", "Tecnologia e Desenvolvimento", "Remuneração das Lideranças" e "Marcas Sistêmicas e Campanhas Publicitárias". A programação da Conferência também incluiu a agenda do Global Women's Leadership Network (GWLN), com foco no desenvolvimento de líderes mulheres no cooperativismo e na sociedade de maneira geral, nas quais o Sicredi foi representado por 11 integrantes brasileiras, chamadas de peers. A iniciativa, que atualmente engaja mais de 2.600 pessoas de 80 países, completou dez anos de atuação em 2019.
 
O Sicredi ainda levou à Conferência 11 projetos desenvolvidos por colaboradores e associados e dois deles foram premiados no WYCUP – World Council Young Credit Union People, concurso internacional que tem o objetivo de estimular a formação de jovens lideranças e que premia participantes que criaram projetos com potencial de causar influência global no cooperativismo de crédito. As iniciativas apoiadas pelo Sicredi premiadas no WYCUP deste ano foram: " HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=P_A2cVK8uqE&feature=youtu.be" Mulheres que cooperam", da colaboradora Carla Borré, da Cooperativa Sicredi Norte/MT, em Guarantã do Norte, no interior do Mato Grosso, que criou um grupo de mulheres para troca de experiências e ideias, estimulando a participação da mulher nos negócios; e o " HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=BxROuGzg_qA&feature=youtu.be" Programa Líder Jovem", da colaboradora Micheli Thiesen, da Cooperativa Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, com sede em Rodeio Bonito, no Rio Grande do Sul, uma iniciativa para abordar temas como educação financeira e empreendedorismo com jovens entre 15 e 17 anos.
 
Nas discussões sobre tecnologia, a instituição financeira cooperativa expôs sua evolução no atendimento aos colaboradores com o case do Theo, atendente de inteligência artificial cognitiva, apresentado pelo superintendente de Operações de Produtos do Sicredi, Felipe Sessin. Em um jantar promovido pelo Sicredi para comitivas brasileiras, o líder de produtos da HP, Vinícius David, discutiu a quarta revolução industrial e seu impacto nos negócios. Representantes da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e do Fundo Garantidor das Cooperativas de Crédito (FGCoop), assim como o CEO do Woccu, Brian Branch, o presidente do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, Steven Stapp, e a palestrante Pippa Malmgren estiveram presentes, além de integrantes de outros sistemas brasileiros do segmento.
 
Outro momento importante da Conferência Mundial do Woccu foi a entrega do Distinguished Service Award (DSA) à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) por indicação do Sicredi. O DSA é a maior honraria destinada pelo movimento do cooperativismo de crédito mundial a indivíduos e instituições e foi concedido em reconhecimento aos serviços prestados pela OCB em prol da disseminação do segmento no Brasil e fora dele.
 
As inscrições da delegação do Sicredi na Conferência Mundial do Woccu contaram com o apoio do SESCOOP.
 
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.700 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destakinews Publicidade 1200x90