Destakinews Publicidade 728x90
24/06/2019 às 14h23min - Atualizada em 24/06/2019 às 14h23min

Saúde alerta sobre risco de conjuntivite

Chapadão do Céu já registrou casos da doença transmitida por bactéria

A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população sobre o risco de conjuntivite. A preocupação se dá pelo fato de que já houve registros em Chapadão do Céu de pessoas com conjuntivite bacteriana. Além disso, o calor, a umidade e o tempo seco favorecem a disseminação.
A Enfermeira da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Auriane Campos Carrijo, explica que conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, uma membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco do olho) e o interior das pálpebras. Em geral, a doença ataca os dois olhos, e pode durar entre uma semana e 15 dias e não costuma deixar sequelas.
As causas e os tipos mais frequentes de conjuntivite são alérgicas, infecções por vírus e bactérias. O tipo mais preocupante é a infecção por bactéria, onde a secreção dos olhos é amarelada e com muita abundância, e a transmissão para outras pessoas é feita de forma mais rápida.
Os sintomas mais comuns da conjuntivite são olhos vermelhos e lacrimejantes, pálpebras inchadas, sensação de areia ou de ciscos nos olhos, secreção purulenta (no caso da conjuntivite bacteriana), secreção esbranquiçada (se for conjuntivite viral), coceira, dor ao olhar a luz, visão borrada e pálpebras grudadas quando a pessoa acorda.
Diante dos primeiros sintomas, a orientação é para que a pessoa procure uma unidade de saúde o mais rápido possível.  O tratamento geralmente é realizado com antibiótico (em caso de infecção bacteriana) ou antiviral (em caso de infecção viral), mas deve ser feito com orientação de um médico.
Conforme orientações da Secretaria de Saúde, a única maneira de se manter longe da doença é identificar os sintomas e se atentar a dicas de higiene, como lavar sempre as mãos, não coçar os olhos, evitar aglomerações de pessoas, usar toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos. Outros cuidados também ajudam a prevenir a doença como não compartilhar objetos com uma pessoa que esteja com conjuntivite, evitar atividades em grupo e frequentar piscinas.
Fonte:Assecom PMCC
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destakinews Publicidade 1200x90